sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Chuvas em Ilicinea destroem passagem que dá acesso ao bairro Bela vista



     As fortes chuvas da noite do dia 6 de janeiro de 2011 destruiram   por completo a passagem que liga o centro de Ilicínea ao bairro Bela Vista no encontro das ruas Rita de Cássia, Doze de Outubro e avenida José Orlando Mendes. O local foi interditado e ficou comprometido  para trânsito de  pedestres e veículos. Para entrar e sair do bairro  deverá utilizar as ruas Francisco de Ouro, Santa Catarina e Goiás. As previsões do tempo indicam possibilidades de mais chuvas. De acordo com o Jornal do Tempo  on line  o período de chuvas poderá prolongar-se  na região nos próximos dias com chuvas isoladas e pancadas de chuvas.
     As chuvas começaram ontem às 20 horas. O estrago aconteceu por volta da meia noite, o córrego da Máquina  transbordou e provocou  alagamento nas imediações, atingiu casas, derrubou muros e  surgiu uma cratera no meio da rua assustando os moradores do bairro. A  Delegacia de Policia  Civil foi alagada sem danos. No  escritório de despachante do vereador Neidson Cristiani a água chegou a altura de 60 centimetros. Hoje na  parte da tarde um técnico de informática estava no escritório tentando recuperar um computador danificado. A Policia Militar esteve no local, logo após o incidente aos 30 minutos do dia 07/01/11 e constatou que  não teve vítimas e nem desabrigados. José Márcio da Silva, encarregado geral de serviços da Prefeitura Municipal de Ilicínea  acompanhou os trabalhos da Polícia Militar na madrugada. A tubulação que dá passagem à água não suportou o volume de água e destruiu  o calçamento, provocando uma cratera de 3 metros de largura por 4 metros de distância e  1 metro de profundidade. Hoje uma equipe de funcionários do Município  trabalhou no local  retirando os destroços. A terra continuou cedendo nas proximidades,  com a  limpeza do ambiente  a cratera aumentou e atingiu um raio de 20 metros. Amanhã esta equipe continuará os   trabalhos para retirar a tubulação que ficou toda retorcida.
     De acordo com Ari Barbosa da Silva,   responsável pela medição dos índices de chuvas no bairro rural Congonha de Baixo,  nos 6 primeiros dias de 2011 choveu em Ilicínea e região o  equivalente ao mês de novembro de 2010 somando  233 milimetros. Adilson Ferreira de Assis responsável pelo pluviômetro da Lagoa Seca também confirmou os altos índices pluviométricos da semana, sendo 126,7 milimetros somente no dia 01/01/2011. Francisco Ferreira de Assis(Chico da Bomba), primeiro a coletar os  índices de chuva em Ilicinea, no   pluviômetro da Lagoa Seca, informou que desde  1978 quando ele  começou a medir os índices  não registrou tanta chuva como nos primeiros dias de 2011.  Chico da Bomba coletou dados por 26 anos aposentou-se,  deixando esta missão  para o filho Adilson. Hoje não choveu  na cidade  durante o dia, mas poderá chover no decorrer da noite. Um ditado popular antigo fala que as  chuvas do ano são reguladas pelos primeiros 12 dias de janeiro. Se chove dia 1 de janeiro choverá durante o respectivo mês e assim segue até o dia 12 que representa o mês de dezembro. Baseado na crença popular, teremos chuvas na região  de janeiro a junho, já que choveu os 6 primeiros dias do ano de 2011.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Miguel Prado Inácio e Vítor Eugênio.
Fotos na Zona Rural de Lucinea Santos.

Um comentário:

  1. É inacreditável a força com que a água das chuvas desceram na estrada que liga a comunidade Laranjeiras até o Estreito, parecia algo montado, pois uma força intensa e um barulho entrondoso despertavam para o medo, o estrago que causou nas estradas é incalculável, buracos, atoleiros, várias minas que borbulhavam no meio da estrada, várias cachoeiras descendo a serra, parecia que o mundo estava acabando em água, onde só que presenciou tem a dimensão do estrago. Valeu por mais essa matéria, continue levando a todos os seus seguidores informações verdadeiras e oportunas.

    ResponderExcluir