domingo, 30 de janeiro de 2011

Um passado vivo na memória


   
  Você Ilicinense ausente, você fiel seguidor e leitor desta coluna, enquanto estiver lendo este artigo te convido a refletir o passado e relembrar  passagens vividas que sempre é bom recordar. Vocês amigos leitores fazem parte da minha hístória, hoje como incentivadores deste jornal on line, e algum tempo atrás muitos foram meus colegas de escola, de futebol, de trabalho de passeio. Cruzamos pelas mesmas ruas, cada qual com suas aspirações  e hoje espalhados pela mundo afora seguindo o seu caminho fica uma grande  saudade.  Hoje 30 de janeiro é o dia da saudade, vou contar um pouco da minha história e relembrar um passado que não volta mais. Saudades dos amigos distantes  e  daqueles que moram no andar de cima.
  Sou filho de Lázaro Eugênio de Melo e Teresinha das Dores de Jesus(in memória) tenho duas irmãs casadas e com filhos  Joana e Cida Melo e o irmão Warlei já falecido. Sou casado com Roseny Alvarenga e tenho um filho o Vinicius Eugênio. Já apanhei café e tive lavoura  na fazenda Cotia, município de Ilicinea onde nasci em 23 de agosto de 1968. Participei do  grupo de jovens UAI e   fui um dos primeiros locutores da Rádio Aparecida do Sul, tive um comércio de lanches o Tio Sam Lanches,  estudei e trabalhei nas Escolas Nossa Senhora Aparecida e Escola Maria Naves( hoje Maria Nicésia). Na Escola Nossa Senhora Aparecida duas grandes lembranças em  1987 fui o primeiro aluno a conseguir nota máxima na história da escola, 100 pontos em geografia com Sebastião Perez Moscardini e como funcionário coordenei o esporte e conseguimos um momento mágico com torneios esportivos em várias modalidades, inclusive o Ginásio participou de duas edições do campeonato municipal com boa campanha. Trabalho nos Correios desde 1998 e ganhei da Lia do Zé Procópio  sementes de uma flor que para mim lembra a empresa que trabalho, plantei  no meu jardim de casa e espalhei por todos os cantos da cidade enquanto entregava cartas. A flor de cor laranja e de cor amarela que a Liziane filha da Lia trouxe  de Belo Horizonte no final da década  de  90, espalhei pela cidade em 2000 ano em que meu filho nasceu, apelidei como flor do Carteiro, enquanto Liziane a descreve como flor idéia de carteiro pela idéia que tive de espalhar pela cidade e há que diz flor praga de carteiro pela maneira como a flor dominou o Municipio. 
      Gosto de escrever, trabalhar com muitas pessoas e nos momentos de folga dedico ao futebol, meu esporte predileto. Quando adolescente joguei nos juniores  dos times Brota Junior, Santa Maria,  Fluminense, Ceni, Capão Grande, Serrinha, Grupo de Jovens UAI, Bela Vista e ASI, e equipe principal do Ultimo Gole do  Gloria e Juventude nos anos  80. No novo milênio disputei campeonatos de veteranos pelo Bela Vista, Mendonça e Limeira sendo campeão pela Limeira. Fui bi campeão de Junior pelo Ceni nos anos 80, tetra campeão de fut-sal na Escola Nossa Senhora Aparecida.Fui técnico do Ginásio, Gloria, Seleção de Veteranos 2008, Seleção de Ilicínea  em 2009, ASI 2010 e ainda auxiliar técnico do Novo Horizonte e base do  Rosarinho.  Fundei os veteranos Trintões, e o Tio Sam onde fomos campeões de Junior em 1997, com um gol do goleiro Zita(Silvio) ele  deu um balão e fez um gol de placa no Estádio Municipal José Filizale a 90 m de distância. O gol de Zita foi  gravado e  divulgado pela EPTV com grande destaque pelo Brasil afora. De 1988 até 2004 com filmagens de Everaldo Moscardini  narrei todas as finais do Campeonato Municipal de Futebol em Ilicinea. Em 2009 e 2010 fui membro da LEIFA(Liga Esportiva de Futebol Amador de Ilicinea) onde fiz a cobertura de todos os jogos no blog através da Agência Congonhas de Noticias e também divulguei o campeonato com enquetes dos melhores jogadores da rodada no Orkut na Comunidade Ilicinea Futebol anos 2009/2010. Foi um sucesso que começou com o grupo dos Trintões quando passei a divulgar na Internet o nosso futebol. Sou   o pioneiro a apresentar o futebol de Ilicinea  na rede mundial de computadores. Em 1990 época  com poucas opções para o futebol em Ilicinea liderei um grupo de estudantes e conseguimos reabrir a quadra ao lado da Igreja  Matriz, há anos inativa. Reunimos os estudantes  Renato Geraldo Damasceno, Geovani Cardoso, Ademir Alvarenga e eu Vitor Eugênio de Melo  e com   enxada  limpamos  a quadra e a princípio  fomos impedidos de jogar fut-sal nela. Fomos persistentes e valeu a pena a nossa luta,  o prefeito da época Zezão atendeu o nosso pedido, reabriu a quadra e na reinauguração trouxe um dos melhores jogadores de futebol de todos os tempos, o ex  centroavante do Galo Mineiro e Seleção Brasileira Reinaldo Lima. Em outra modalidade de entretenimento em parceria com Jair Pimenta Marques organizamos 5 campeonatos de truco em Ilicínea, e Leandro Nogueira(Big Loira) foi campeão quatro vezes e uma vez vice-campeão.
    Esta semana uma amiga me disse que é tão difícil brincar de ser adulto, ai minha época de criança veio a tona,  e  lembrei um pouco do passado. Como é bom ser criança e ter a inocência, veja um fato verídico que presenciei.  Em junho de 2009 um garoto pediu minha esposa Roseny para tirar um xérox para ele. Nas mãos dele uma folha de sulfite em branco e ela não entendeu nada. Minha esposa perguntou:  xérox de que? Ele disse que tinha apenas uma folha e precisava de três. O garoto imaginou  que a copiadora poderia reproduzir tudo, ate  mesmo folhas em branco. Vi com os meus próprios olhos a inocência de uma criança. No momento  eu estava sentado no fogão a lenha em nossa casa e lembrei quando eu era criança ia com minha mãe na fazenda Barroca buscar lenha a pé. Percorria cerca de 5 km ida e volta, e no caminho além de ouvir o canto das cigarras, saboreava a deliciosa gabiroba, fruta do cerrado  ameaçada de extinção. É passado que está vivo em minha memória. Quanta  saudade!!!.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Dione Costa.









7 comentários:

  1. Meus parabens pela matéria Vitor, tendo em vista que nos ultimos tempos, prospera tanta agonia e cobiça dentro da nossa cidade, você tem história de conquistas e a oportunidade pela competência, difundir a natureza positiva e criativa do ilicinense. Povo sofrido e em maioria de coração bom nós aqui te agradecemos, em nome dos revolucionários de 1990 da reabertura da quadra. Atc. Renato.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, Vitor, pelas flôres, das quais recentemente semeei no meu quintal e já nasceram, adoro flores e aqui em Alfenas tem muito dela e parabens pela matéria que me fez arrepiar todo. " Estas recordações me matam" recordações dos meus bons tempos que morava ai e vc nasceu no ano q dai mudamos, outubro de 68. Me lembro do meu último dia de Ilicína, foi um piquinique de escola, dia das crianças, professôra Maria Helena do Dr.João. Mais uma vez, parabens por esta matéria, abraço.

    ResponderExcluir
  3. Acabei de ler a matéria.Saí de Ilicínea aos 9 anos de idade,hoje estou com 51,meu cérebro de criança registrou muita coisa,entre elas os campos de gabiroba,o gosto do marolo,a Ave Maria as 6 da tarde que estava tocando na hora exata em que o caminhão com a nossa mudança deu partida(isso em 1968,como disse meu irmão Lázaro)!Recordar é viver.Que bom que alguem em Ilicínea teve a idéia de dividir com os Ilicinenses ausentes tantas lembranças e que ao mesmo tempo mantem a todos atualizados com tudo que aconteçe nesse cidade ,que tem crescido muito,mas será para sempre considerada por seus "filhos" um cantinho do céu.Parabens pelo seu trabalho.Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Lindo relato.Tão belo quanto à história da Miosotis, uma pequenina flor que serviu para identificar uma comunidade que fugiu de Hitler na 2a guerra mundia.
    O Reis

    ResponderExcluir
  5. É meu amigo, mais uma vez vc me surpreendeu e me fez viajar pelo tempo, como os comentários anteriores, lembrei-me de quando me mudei pra Ilicinea, ano de 1079, para estudar na Escola Pio X, com a encantadora professora Dona Norma(que me encanta a té hoje e me inspiro), quanta inocência de criança, as ruas ainda de terra, meninos brincando de bolinha de gude e soltando pipas, sem televisão, sem preocupação, apenas Padre Francisco badalava o sino para um eventual falecimento avisado no alto falante da Matriz, tempos áureos aqueles, em que como vc disse ser criança e ter a inocência de ser feliz, de construir brinquedos e brincar com eles(coisa que hj não se usa) e ainda mais, havia união entre estudantes, a diversão era futebol e queimada principalmente na rua, pois eram poiucos caros. Meu ammigo, o tempo passa e hj estamos cheios de saudosismos, mas estamos construindo nossa históra com nossa contribuição para com a sociedade de Ilicinea, cidade que muito me orgulha e que tanto amo. Muito bom vc retratar sua vida, pois quem sabe muitos outros não se inspiram em você e em seu dia a dia , resgatando o amor ao próximo, valorizando nossas raízes familiares e proporcionando um mundo melhor para nossos filhos. Parabens pela matéria sendo que é mais uma a nos emocionar . Um grande abraço. Lucinea.

    ResponderExcluir
  6. parabens, como dizem que recordar e viver voce me fez viver novamente minha infancia em ilicinea.
    abs

    ResponderExcluir
  7. Vitor, Parabéns por você ter lembrado o dia da saudade, e ter feito de "suas lembranças", as "nossas lembranças"!!!
    Vitor, como pode em tão pouco tempo o cenário mudar tanto. De 1990, o ano que vocês tiveram que limpar a quadra a enxadas para poderem jogar, devido a falta de local para prática de esportes, e hoje, existirem tantas quadras e não term crianças, jovens para jogar.
    Vitor, mais uma vez parabéns pelo blog e desejo sucesso, sucesso, sucesso....
    Juliano Cardoso (cebolão)


    Juliano Cardoso.

    ResponderExcluir