sábado, 27 de fevereiro de 2010

Apae de Ilicínea há 18 anos dedicando aos excepcionais


     A Apae de Ilicínea, atende hoje 102 alunos com as seguintes deficiências: física, mental, múltipla, autismo e auditiva. Antes de freqüentar a entidade é feita uma entrevista com a família para conhecer a deficiência do aluno e prepará-lo para vida. São 15 funcionários, sendo 10 professores (as), 2 cozinheiras, 1 motorista, 1 auxiliar administrativo, uma diretora e uma supervisora. Além dos profissionais mencionados deveriam atuar na entidade: fisioterapeuta, psicólogo, fonoaudiólogo e terapeuta ocupacional (profissionais da área clinica). O fisioterapeuta Sinomar Guedes doa algumas horas do seu trabalho no PSF para atender os alunos.
     A Apae é mantida assim: os professores são cedidos pela Secretaria de Educação, e os demais funcionários pagos com uma subvenção repassada pela prefeitura local no valor de 6000 (seis mil mensais), e também no fim do ano recebe  uma verba do PNDE. Além destas ajudas 75 sócios contribuintes colaboram com uma doação mensal e os funcionários da escola buscam um dinheiro extra com barracas nas festas locais e pelo menos duas vezes ao ano fazem um almoço beneficente.
    Em novembro de 2010, haverá eleição para presidente da APAE com mandato de 3 anos. Para concorrer à presidência, é preciso que o candidato seja sócio contribuinte há pelo menos 1 ano. O presidente é um cargo voluntário que coordena as atividades da diretoria executiva, convoca assembléias, apresenta ao conselho o relatório anual de atividades desenvolvidas pela Apae no decorrer do ano, representa a entidade perante o público, dirigi a instituição, assina cheques ou ordem de pagamentos junto com o primeiro tesoureiro respeitando o estatuto. O atual presidente é Salvador de Oliveira.
     Lucinea Santos, diretora da Apae desde 2008, completou 12 anos de dedicação a entidade, já Regina Lau e Jaqueline Resende trabalham na mesma desde a fundação. Lucinea   informou que de acordo com o estatuto da entidade a Apae de Ilicínea foi fundada em 27 de junho de 1991. Na época Maria do Carmo Martins, extencionista da Emater em Ilicínea, visitando várias famílias em nossa cidade, percebeu a dificuldade de algumas pessoas com algum tipo de limitação e resolveu com outras pessoas fundar a instituição. A primeira presidenta foi Silvia Alves Moscardini que logo após sua posse renunciou ao cargo, assumindo a vice, Cleusa Maria Lemos Nunes.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos.

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

Fins de semana a noite em Ilicínea

         
-->
    Houve uma mudança, radical nas opções de sábado e domingo à noite em Ilicínea. As pessoas já não curtem danceteria como a alguns anos atrás. Nos anos 80 e 90, as principais opções eram curtir danceterias e bailes no Clube Social  Ilicinense. As danceterias de maior sucesso em Ilicinea foram: Clube dos Operários, Chinelão, Boate Super Star, Kalarari, e o Salão Menezes (o que mais deixou saudades ao povo de Ilicínea e região).
    O Clube Social Ilicinense é o único remanescente, porém baile são poucos. Nos anos 80, um show  do Edinho e o conjunto Santa Cruz lotou  o Clube de Ilicínea. Todos os ingressos colocados à venda foram esgotados, e ainda ficaram muitas pessoas sem participar, apenas ouvindo a banda cantar do lado de fora. As pessoas que viveram a época das danceterias em Ilicinea ainda têm uma boa opção que é freqüentar forró aos sábados, mas também alguns jovens vão talvez para matar a curiosidade.
     A nossa juventude agora freqüenta durante a noite os barzinhos, a maioria deles próximo à Praça Sete de Setembro. Pela rotina, muitos adolescentes vão para outras cidades curtir algo de diferente. Uma velha tradição de Ilicínea, a famosa galinhada, voltou a ser uma das grandes opções. O bate papo pela internet, também virou rotina. Diariamente acompanho o quanto as pessoas utilizam internet a noite, não só em Ilicínea, mas em todas as partes do mundo. Outra mudança visível é a quantidade de pessoas que não jantam em casa, e procuram lanchonetes e pizzarias, dispersando assim as pessoas, enquanto alguns anos atrás todos se reuniam sempre no mesmo lugar nos mesmos horários, seja na Praça sete de Setembro ou nas danceterias da época.
Reportagem: Vítor Eugênio


segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Em Ilicínea bloco dos Debochados fazem um carnaval diferente

   Carnaval 2010 em Ilicinea vários blocos de carnaval marcaram presença. Dentre eles: Chatus, Havaianas, Diguinho, Folgados, Big Brothers, Malandrinhos, Os Fora da Lei, Largados, Vira Latas, Unidos pela Paz e Os Debochados. Os Chatus é o bloco de carnaval de maior tradição em Ilicínea, desde 1998. O carnaval acontece em Ilicínea durante a noite na Praça Sete de Setembro com Bandas de Músicas ao vivo, e durante o dia as pessoas se divertem nas cachoeiras de Ilicínea, tais como: Cachoeira do Buracão ou Inferno, Cachoeira das Furnas, Cachoeira do Nonô enquanto uns preferem o Parque Aquático da Lagoa Seca na nascente do córrego Congonhas.
    O bloco dos Debochados, composto por boleiros fizeram diferente. Sábado dia 13-02-10, realizaram um jogo de futebol  no Estádio Municipal Jose Filizali  com os jogadores vestidos de mulheres. Tudo perfeito, a união das duas maiores paixões  dos Brasileiros, o carnaval e futebol. Para participar do evento cada jogador doou um quilo de alimento não perecível e foram doados para pessoas carentes 100 quilos de alimentos arrecadados. Estive lá e participei da confraternização do animadíssimo bloco, mas não tive pique para acompanhar-los. Nas ruas o bloco contou com participação das mulheres com traje de camisetas dos Debochados.
     Antes dos anos 90, o carnaval de Ilicínea acontecia no salão Meneses e no Clube Social Ilicinense com as tradicionais marchinhas de carnaval. Dá  saudade, porém hoje o carnaval de rua é bem melhor, pois todas as pessoas podem participar sem custo, enquanto naquela época nem todas as pessoas podiam desfrutar do carnaval pelo alto preço .
Reportagem : Vítor Eugênio.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

Supermercado Padre Vítor sorteou um carro zero km aos fregueses


     Sábado dia 06 de fevereiro de 2010, o Supermercado Padre Vítor sorteou  um Fiat Uno zero km  aos fregueses. O apresentador Tileone da rede Bandeirantes de  Televisão foi responsável pelo sorteio e foi transmitido para toda Minas Gerais no programa de sábado dia 13-02-10. O ganhador do carro foi o senhor Pedro Luiz Soares, da fazenda Capoeirinha, município de Guapé. Outro mercado de Ilicínea, o Matheus Thieres também deu  um prêmio em dinheiro de 2400 reais,   e o ganhador foi dona Juliana Graciela.
     O supermercado Padre Vítor, é gerenciado pelos sócios Rildo José Vitor de Oliveira e Lucimara de Fátima Amaral Oliveira. A empresa começou há 19 anos quando se casaram,   e hoje é líder de vendas em Ilicinea.  A  filial de Guapé completou três anos. O carro foi sorteado em Ilicínea, para os fregueses das duas cidades. O ganhador do Fiat Uno, não estava no local na hora do sorteio, o apresentador Tileone tentou comunicá-lo por telefone e ele não atendeu. Lucimara fez uma surpresa ao ganhador do prêmio e levou o carro até a casa dele. Este supermercado gera 40 empregos diretos nas cidades e Ilicinea e Guapé.
     A empresária Lucimara é muito caridosa, ajuda muitos as pessoas mais carentes. A maior prova disso é a dedicação à creche São Vicente de Paulo da qual ela foi presidenta. Fundada por Monsenhor Francisco Figueiredo,   a creche atendeu muitos anos  no prédio antigo, onde foi a Escola Estadual PIO X à Praça Padre João Lourenço Leite. Lucimara quando assumiu a creche, propôs fazer um prédio novo, através de muito esforço,   festas e doações ela  conseguiu o que muitos achavam impossível. Hoje o prédio moderno construído no mesmo local atende um grande número de crianças. Lucimara também é Ministra da Eucaristia,   um grande exemplo a ser seguido, muita dedicada à família, ela ensina os filhos Mateus e  Mariana a cuidarem  do patrimônio desde cedo. 
Matéria de Vítor Eugênio.
    

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Volta as aulas em Ilicínea


     2576 alunos voltaram às aulas hoje (01-02-2010) em Ilicinea, sendo 1200 da rede Estadual e 1376 da rede Municipal. Estes dados foram fornecidos pela Secretaria de Educação de Ilicinea através do professor de educação física, aposentado, e hoje chefe da divisão de esportes na atual administração municipal, Sebastião Martins. Também a coordenadora da Universidade Aberta do Brasil de Ilicinea, Adriana Oliveira  informou que   estudam atualmente no Polo de nossa cidade 500 alunos, e ainda  foram   matriculados este ano  mais 100 novos estudantes.
     Ilicínea com pouco mais de 11000 habitantes, ganhou uma projeção nacional com a UAB, e estudantes de toda parte do País fazem os cursos a distância pelo Polo de Ilicínea. Os índices indicam que a maior  parte de crianças e adolescentes freqüentam escola em nossa cidade. Uma frota de ônibus busca os estudantes na zona rural, incentivando mais ainda a participação dos mesmos na vida escolar. Vale a pena ressaltar que os nossos profissionais de ensino tem trabalhado com muita dedicação para incentivar os alunos a freqüentar aulas regularmente.
     Hoje é um dia de muita alegria para os estudantes que reencontram vários amigos. As professoras (es) voltam animados para vencer mais uma batalha, pois afinal é preciso muita amor a profissão  para vencer todos os obstáculos durante o ano letivo. Ser professor não é fácil, pois as  mulheres além deste desafio precisam cuidar da família, então é preciso se desdobrar. As salas de aulas estão sempre lotadas e cada aluno com suas individualidades, exige muito dos profissionais de ensino que são poucos remunerados e dispõe de poucas ferramentas para exercer plenamente um trabalho com mais qualidade. A televisão e a internet interferem  demais na educação da sociedade, desmotivando os alunos na sala de aula. A escola não consegue atrair tanto os alunos como os meios de comunicação citados. Com isso os professores do Brasil estão no limite, a cada dia se  superando e se desgastando na tentativa de recuperar a educação de  nossa sociedade que a cada dia está se perdendo diante de um caos que alastra pelo País afora.  
Matéria de Vítor Eugênio.