domingo, 31 de março de 2013

Fundação da Academia Ilicinense de Letras e Artes de Ilicinea MG




     Em 30 de março de 2013 foi fundada a Academia Ilicinense de Letras e Artes de Ilicinea MG em cumprimento ao Edital de Convocação do dia 20 de março de 2013 assinado e protocolado por Vitor Eugênio de Melo na Câmara Municipal de Ilicinea, Prefeitura Municipal de Ilicinea, Casa da Cultura Dr. Suely Vilela, Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e postado na internet através da Agência Congonhas de Notícias de Ilicinea no link: http://vitoreugenio23.blogspot.com.br/2013/03/academia-de-letras-e-artes-de-ilicinea.html. A Cerimônia aconteceu na Câmara Municipal de Ilicínea às 18h:40m com abertura feita pelo Mestre de Cerimônias Vitor Eugênio de Melo que convidou 8 (oito) cidadãos para compor a Mesa dos Trabalhos somando com ele o total de 9(nove), sendo Mauro José de Morais, Lucinea Santos Siqueira, Renê Viana Lemos, Renato Geraldo Damasceno , Fadel Geraldo da Silva, Edivaldo Pereira da Silva, o presidente da Câmara Municipal Ademir José Damasceno e o prefeito Municipal Aluísio Borges de Sousa. O Encerramento do evento foi com o lançamento da 8ª obra literária ¨Ribeirão de Poesias¨ do escritor Ilicinense Mauro de Morais, Acadêmico e Presidente da ANELCA de Ribeirão das Neves, Presidente pré-tempore da ALBMG/RMBH.
     O Patrono da Academia Ilicinense de Letras e Artes (AILA) é Monsenhor Francisco Figueiredo  eleito com maior número de votos pelos Acadêmicos (indicação de Leandro Henrique Lara). Foram votados para ser patrono: professor Antônio Gonçalves indicação de Vitor Eugênio de Melo, Prefeito Aristides Severo de Oliveira Filho (Tide) indicação de Renê Viana Lemos, José Orlando Mendes (Zé Pio) indicação de Mauro José de Morais, Maria das Dores Passos Maia (Dorica) indicação de Paulo Nogueira Vítor, Ismael Silva indicação de Rossini Mendes, Pedro Amâncio dos Santos (Pedrinho Peão) indicação de José Nicodemos de Oliveira (Zezão) e Lisiane Damasceno, professor Adenauer de Oliveira indicação de Renato Geraldo Damasceno e Fábio Resende indicação de Lucinea Santos Siqueira.
     Foram lidos e aprovados os itens do Edital de Convocação, exceto o Estatuto da Entidade que será discutida a aprovação na reunião do dia 13 abril de 2013. Em 30/03/2013 aconteceu Fundação e Assembléia Geral da AILA elegendo por Aclamação e chapa única a primeira Mesa diretora da Academia Ilicinense de Letras e Artes: Presidente: Vitor Eugênio de Melo; Vice-presidente: Mauro José de Morais; 1ª Secretária: Lucinea Santos Siqueira; 2º Secretário: Fadel Geraldo da Silva; 1º Tesoureiro: Renato Geraldo Damasceno; 2º Tesoureiro Lucílio de Lima Santana. Conselho Fiscal: Edivaldo Pereira da Silva, Natan Carvalho de Brito, Cleusa Maria Lemos Nunes e suplentes: Gesse dos Santos Cordeiro, Gizele Aparecida de Lima e Renan Damasceno. A sigla AILA com as iniciais da Entidade foi indicada por Vítor Eugênio de Melo e a logomarca criada por Renê Viana Lemos, ambas aprovadas na Assembléia Geral. Mauro José de Morais foi o idealizador da AILA formando assim a equipe de comissão organizadora da fundação da Entidade: Mauro José de Morais, Renê Viana Lemos, Vítor Eugênio de Melo. São fundadores os Acadêmicos Aclamados e as pessoas presentes na Cerimônia de Fundação e Assembléia Geral que assinaram a Ata de Fundação(elaborada por Lucinea Santos).
     Foram Aclamados Acadêmicos e tomaram posse ocupando as respectivas cadeiras: 1- * -Mauro José de Morais; 2- *- Vitor Eugênio de Melo; 3-*- Renê Viana Lemos; 4-*- Lucinea Santos Siqueira; 5- * - Renato Geraldo Damasceno ; 6- *- Fadel Geraldo da Silva; 7-*- Edivaldo Pereira da Silva; 8-*- Lucílio de Lima Santana; 9 – * - Renan Damasceno; 10- * - Neiva Maria Mendes; 11- *- Angélica de Oliveira; 12- *- Cleusa Oliveira Andrade; 13- *- Maria Helena Vieira; 14- *- Sebastião Perez Moscardini; 15- &- Jureceu Borges Moscardini; 16- &- Francisco Procópio da Silva; 17-*- Leandro Henrique Lara; 18- &- Marcelo Antonio Cirino; 19- & Sebastião Martins Sobrinho; 20- & Hugo César de Oliveira Machado; 21-& - Natan Carvalho de Brito; 22- & Gesse dos Santos Cordeiro; 23-&- Gisele Aparecida de Lima.24-&- Cleusa Maria Lemos Lemos; 25- &- Paulo Nogueira Vítor. A AILA tem como sede provisória a Rua Querobino Moscardini  nº 169 no bairro Glória em Ilicinea MG.
Observações: 
1- Os números de 1 a 25 correspondem ao número das cadeiras ocupadas pelos Acadêmicos.
2- O símbolo * corresponde o Acadêmico no campo literário.
3- O símbolo & corresponde a Acadêmico no Campo Artístico.
4- Os símbolos * e & não são oficiais da AILA, é apenas uma diferenciação deste jornal.
Reportagem de Vítor Eugênio.
Fotos de Vinícius Eugênio.






3 comentários:

  1. Parabéns Vitor Eugênio de Melo pela belíssima iniciativa, em breve com a possibilidade de reunir um bom acervo de livros e anotações dos acadêmicos, se iniciará um projeto ambicioso e próspero para nossa Cidade.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns! Ilicínea é merecedora de ter essa Casa onde possa ser guardada a memória dos seus valorosos Acadêmicos. Que cada passo dado seja em prol da cultura desse amável e hospitaleiro povo. “Um povo sem memória é um povo sem história".


    PS.:Um abraço no pessoal do 33º Grupo de Escoteiros Congonhas.

    O. Reis

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao povo mineiro de ILICÍNEA. Ficamos honrados de ter um MEMBRO DA ACADEMIA DE LETRAS DO BRASIL-SEÇÃO MINAS GERAIS,MEMBRO Presidente-Fundador da ANELCA, Membro PROTEMPORE DA ALRMBH E HOMENAGEADO DA ABRAMMIL-RJ, iluminando as reuniões acadêmicas com sua vasta cultura e humanismo incondicional.
    Grande abraço,Silvia Araújo Motta-Presidente-Fundadora da Academia de Letras do Brasil-Seção Minas Gerais-Email: clubedalinguaport@gmail.com

    ResponderExcluir