Dia 6 de Janeiro comemora-se o dia de Reis, segundo a tradição cristã foi o dia em que os três reis magos levaram presentes a Jesus Cristo. Em homenagem aos reis magos, os católicos realizam a folia de reis, que se inicia em 24 de dezembro, véspera do nascimento de Jesus, indo até o dia 06 de janeiro, dia em que encontraram o menino. A folia de reis é de origem portuguesa e foi trazida para o Brasil pelos portugueses na época da colonização. Em Ilicínea uma companhia de Folia dos Reis visitou a zona rural e percorreu algumas ruas da Cidade para manter viva a tradição.
O dia dos Reis faz lembrar Pedro Amâncio dos Santos, o Pedrinho Peão que sempre esteve presente nas Folias de Reis. Começou aos 14 anos na cidade natal de São João Batista do Gloria. Mudou para Ilicinea aos 25 anos, residindo aqui 47 anos. Filho de Serapeão Amâncio dos Santos e Ana Monteiro de Lima, teve oito irmãos e casou-se com Maria dos Reis de Jesus Santos da qual tem 11 filhos. Faleceu em 25 de outubro de 2010 e foi até então um dos maiores representantes da cultura de Ilicinea. Certa vez ele me contou que quebrou a perna e ficou 5 meses sem poder caminhar, estava triste porque pela primeira vez não pode participar deste evento, mas no dia 6 de janeiro foi surpreendido pela Companhia dos Reis que teve em sua casa. Para ele foi um momento marcante. Pedrinho Peão ficou conhecido pela simpatia e bom humor, cursou apenas o Mobral e foi um artista atuante nos eventos culturais de Ilicinea, dentre eles Folia de Reis, Congada e Reza para Almas.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos
Fotos de Lucinea Santos
ola Vitor ficou otima a materia gostamos muito naõ so da que noa dis respeito mais tambem das demais obrigado pelo carinho, em se preocupar em mostrar a historia de nossa cidade.
ResponderExcluir