sábado, 27 de outubro de 2018

Palestra sobre o Movimento Escoteiro realizada em Ilicínea



      Na terça-feira dia 23 de outubro de 2018 aconteceu uma palestra informativa sobre o Movimento Escoteiro no Auditório da Câmara Municipal de Ilicínea às 19:30 hs. O evento promovido pelo Grupo de Escoteiros Congonhas com palestra realizada pelo chefe Fábio Lasmar e o colaborador chefe Caio ambos do Grupo Escoteiro Acauã de Lavras, teve como objetivo mostrar o funcionamento e os fundamentos em que se baseiam o Escotismo.
     De acordo com o site Escoteiros, o Movimento Escoteiro foi fundado em 1907 pelo General Robert Baden-Powell, na Inglaterra. Sem pretender trazer a rigidez militar para o Movimento Escoteiro, Baden-Powell aproveitou os elementos positivos de fomento à camaradagem, iniciativa, coragem e autodisciplina, bem como técnicas que seriam úteis no desenvolvimento dos jovens para criar um movimento educacional.
     O Escotismo chegou ao Brasil em 1910.Em Ilicínea, ouviu-se pela primeira vez falar em Escotismo, em 1956, quando aqui esteve um sargento reformado tentando criar um Grupo Escoteiro, tendo feito várias reuniões no salão paroquial, ideia que não se concretizou. Em 1982, Maria José de Siqueira, então líder do movimento em Boa Esperança aqui esteve com um grupo de lobinhos e escoteiros dando inclusive uma demonstração em frente à igreja matriz. Nesta época a professora Jureceu Borges Moscardini pretendia fundar um grupo em Ilicínea, porém por falta de apoio, não foi possível realizar sua pretensão.
     Quando ocorria o ano de 1998, a Loja Maçônica Aristides Severo de Oliveira, por seus representantes procuraram o professor Sebastião Perez Moscardini, dizendo de sua firme vontade de criar um grupo escoteiro em Ilicínea, propondo todo apoio possível, inclusive financeiro. Foi feito um "acordo mutuo" entre Gilson Romeu de Andrade e Sebastião Perez Moscardini; a semente estava lançada... O chefe Anderson Figueiredo, de Boa Esperança, numa tarde de domingo em Ilicínea esteve para uma reunião preliminar com os futuros chefes e representantes da Loja Maçônica Aristides Severo de Oliveira. Chefe Anderson foi brilhante em sua exposição, colocou o escotismo no lugar que merece. Todos motivados começaram a procurar a equipe que comandaria os destinos da nova organização. O nome do grupo deveria então ser escolhido. Depois de várias sugestões ficaram dois nomes: Grupo Escoteiro Colina e Grupo Escoteiro Congonhas, vencendo o segundo por prestar uma homenagem à nossa história. s atividades do Grupo Escoteiro Congonhas MG 33, tiveram início no dia 10 de abril do ano de 1999, que considera marco inicial e aniversário do Grupo Escoteiro de Ilicínea.
Reportagem: Vítor Eugênio.
Saiba mais em:

Nenhum comentário:

Postar um comentário