quinta-feira, 10 de abril de 2014

Reunião do Conselho de Cultura da Paz em Ilicínea

Clique na imagem e veja as fotos
 Cultura da Paz
              O Conselho de Cultura de Paz de Ilicínea foi constituído em 15 de  março de 2014, como resposta aos anseios do grupo de professores e servidores em formação da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida e de representantes de outras entidades sociais e públicas presentes na reunião, cujo tema voltou-se para a violência na comunidade escolar e, de maneira geral, na cidade.
               Por iniciativa da gestora Professora Adriana Faria, a escola tornou-se um espaço de discussões  de forma democrática, no qual os participantes colaboraram amplamente para a compreensão das razões que resultam em situações de violência. O Conselho, no dia 5 de Abril de 2014, deu, portanto, continuidade a esse processo buscando ampliar o diálogo e as reflexões sobre mediação de conflitos e promover ações preventivas em favor da não violência. 
 Neste sentido, este organismo social trouxe membros da sociedade civil, representantes de entidades sociais, associações e outras organizações locais. Participaram representantes do Rotary Club, da Loja Maçônica e Associação dos Pequenos Produtores da Congonha de Baixo, membros das Igrejas Evangélica e Católica (Pastoral da Juventude), órgãos de defesa (Conselho Tutelar), serviços públicos estaduais, do segmento Segurança (Polícia Militar) e da Educação,  Direção da EENSA e professores da Escola Estadual Maria Nicésia.
O poder público fez-se presente na pessoa do Prefeito Aluisio Borges de Souza, do Executivo local, e as secretarias municipais foram representadas por profissionais do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS), professores e servidores municipais. Pela comunidade, cidadãos, inclusive crianças e jovens, garantiam a participação efetiva das famílias de Ilicínea.
                O evento foi mediado por Vicente Alves, Ilicinense residente em São Paulo-SP. Com experiência na capacitação de professores e servidores da EENSA, ele relatou experiências sobre as ações em algumas cidades dos Conselhos de Cultura de Paz, e sobre a formação específica de voluntários e profissionais do serviço público. Destacou, também, os bons resultados da formação de mediadores escolares entre os jovens que, anteriormente, demonstravam atitudes agressivas no ambiente escolar.
                Na reunião, propôs-se como início de um plano de ação coletivo que as entidades e serviços públicos organizassem algumas atividades para o próximo encontro que acontecerá no mês de maio. O objetivo é que cada segmento promova a exposição dos seus serviços, de forma a qualificar e ampliar o atendimento a crianças e jovens da Escola Nossa Senhora Aparecida e suas famílias. Posteriormente, essa iniciativa poderá atingir as demais escolas. Estabeleceu-se também que das discussões feitas, a responsabilidade dos presentes em divulgar em suas instituições, exercitando o diálogo e esclarecendo como as ações estão sendo feitas e para tanto, utilizar das redes sociais e sites existentes. 
                A ação do Conselho termina por estabelecer, na cidade, formas criativas e dialogadas de enfrentar os desafios trazidos para os espaços educacionais e sociais. E propõe mediar a dinâmica de vida de pessoas em desenvolvimento pessoal e social que, em alguns momentos, respondem, na convivência, com ações que expressam alguma violência sofrida em outros momentos de suas vidas.
                O objetivo é ampliar a ação do Conselho, criando os núcleos nos bairros e comunidades rurais. Com formação específica, eles serão instrumento facilitador do cotidiano das pessoas e mediador de conflitos pontuais que eventualmente surgem e exigem respostas simples, resgatando os valores e atitudes saudáveis. Nestas discussões, a cidade vai descobrindo formas criativas de conversar, praticando a comunicação não violenta e exercitando a escuta ativa das necessidades das pessoas. Ou seja, Ilicínea começa um processo democrático sério construído coletivamente para o bem comum. Esta ação termina por se tornar significativa referência para as questões exigidas na convivência no atual contexto das pessoas, disseminando para outras cidades e região, fortalecendo a cidadania ampla e efetiva.
                Assim, em momentos de maior discussão, as ações do Conselho terminarão por conduzir um plano diretor da cidade para o fortalecimento das relações entre pessoas e instituições. E a importância principal dessas ações é mostrar aos jovens que podem e devem expor seus pontos de vista, interferir positivamente nas questões educativas e socioculturais da cidade, acatando as vivências das pessoas que, antes deles, descobriram a importância de gestos de convivência saudável e acolhedora para as novas gerações.
Reportagem:     Vicente de Paula Alves


2 comentários:

  1. Valeu Vitor a divulgação de um trabalho arduo e cooperativo.

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Vitor Eugênio e a todos os envolvidos nesse belíssimo trabalho de divulgação e demais tipos de esforços para se promover a Paz na cidade de Ilicínea, cidade que todo aquele que dela é filho à ama e deseja ver seu crescimento e desenvolvimento, assim como eu à amo e quero que tudo de bom aconteça nessa cidade, para esse povo e suas famílias. Eu atualmente moro na cidade de São Paulo, mais recebo de minha mãe que mora em Ilicínea noticias acerca da cidade, e sempre ela comenta comigo a respeito do aumento da violência, eu fico triste e preocupado porque eu cresci em Ilicínea e nunca fui vitima de violência, crime, e coisas semelhantes. Mais agora chegando ao meu conhecimento acerca desse conselho de Cultura de Paz em Ilicínea formado por autoridades, e cidadãos voluntários, eu alegro o meu coração ao ver a iniciativa e o comprometimento dessas pessoas para lutarem por esse objetivo lindo que é a Paz para uma cidade maravilhosa com Ilicínea. Aqui eu deixo o meu comentário e o meu apoio para esse conselho de Cultura de Paz em Ilicínea, e peço que as autoridades do Poder Publico de Ilicínea que abrace o objetivo desse Conselho e que de apoio em todos sentidos, porque na minha humilde opinião eu acredito que um trabalho preventivo ele sempre será melhor do que o trabalho de recuperação de jovens que entrarão por um caminho destrutivo, um abraço a todos os meus conterrâneos de Ilicínea, fiquem com Deus, a Bíblia Sagrada diz: Bem Aventurados os Pacificadores, porque ele serão chamados filhos de Deus. Paz para todos. Adilson R. Alves filho dessa cidade Linda.

    ResponderExcluir