terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Município de Ilicínea adere ao PNAIC


      Lançado pelo governo federal em 8 de novembro de 2012, o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como  principal objetivo alfabetizar as crianças até 8 anos de idade. Até a data de lançamento, 5270 Municípios das 27 unidades federativas aderiram ao pacto que envolve a capacitação de 360 mil professores alfabetizadores, conforme reportagem da Revista Época disponível no link: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/11/governo-vai-investir-r-27-bilhoes-em-pacto-para-alfabetizar-criancas-ate-os-8-anos.html .
     O Município de Ilicinea aderiu ao PNAIC, Programa do Ministério da Educação e Cultura que busca tornar a alfabetização na idade certa a prioridade das prioridades. Em Ilicínea o curso será coordenado pela professora Ana Flávia Bernardes e terá como orientadora de estudo a professora Maria Auxiliadora Costa. Ana Flávia comentou o programa: ¨As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados com eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores. Na prática, o programa oferece materiais pedagógicos aos alunos dos anos iniciais atendidos na Rede Municipal e formação aos profissionais em alfabetização. O PNAIC também leva aos Municípios um programa de incentivo à leitura e a implantação de sistemas que avaliem os anos iniciais do ensino fundamental. A  partir de um diagnóstico da situação, o Município terá condições de gerenciar o ensino que oferta à sociedade. A parceria trará muitos benefícios às  crianças atendidas¨.
      ¨ O professor é a figura central e determinante no processo de alfabetização. Neste sentido, entende-se que  a formação do professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza continuamente na sala de aula, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada dia. A alfabetização ocorre no dia-a-dia e deve ser voltada para cada um dos alunos. Portanto, o curso tem enfoque sobre os planos de aula, as seqüências didáticas e a avaliação diagnóstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, para traçar estratégias que permitam ao aluno aprender efetivamente. Certamente Ilicínea terá um elevado número de professores capacitando e garantindo a efetiva melhoria da educação em nossa cidade¨ - finalizou a educadora Ana Flávia.
Reportagem de  Vitor Eugênio.
Links relacionados:



Nenhum comentário:

Postar um comentário