terça-feira, 10 de julho de 2012

Zé Lau completa 81 anos


     José Lau,  nasceu em Ilicinea em 10 de julho de 1931. Filho de  Joaquim Lau e Marta Maria de Jesus, casou-se com  Maria José de Jesus,  tem sete filhos, nove  netos e três bisnetos. Homem simples e muito honesto, estudou até a 4ª série, mas lutou pela formação cultural de seus filhos, sendo que suas  cinco filhas são professoras. Desde os 12 anos dedica ao comércio. Começou com um boteco, e em 1959 abriu inscrição para trabalhar de acordo com a lei. Um dos mais tradicionais comerciantes da cidade, proprietário da Casa Lau uma referência em Ilicínea, que vende quase tudo, desde ferramentas antigas, como peso para escovão, usado para escovar casas, teia de arado de boi e objetos de utilidades domésticas. O comércio é um marco histórico, ponto de encontro dos trabalhadores que aguardam a condução nas manhãs para ir ao trabalho e ao lado do antigo Clube dos Operários, a casa de lazer que acolheu os sofridos operários Ilicinenses em um período de muita discriminação.
     O Clube dos Operários  fundado por  Joaquim Lau em 1946, com sede à rua Boa Esperança 955, esquina com Rua Tiradentes, teve o propósito de lazer específico aos humildes trabalhadores do Municipio. Vitão era sócio do clube que na época promovia bailes inesquecíves. Em 13 de maio , Ilicinea acordava com uma Alvorada, e no Clube dos Operários  iniciava uma passeata com comemorações até a noite, quando dava inicio ao inesquecível baile da saudade.Com o passar do tempo a discriminação abrandou-se, e o Clube passou a ser conhecido como  Clube do Zé Lau quando ele assumiu a direção do mesmo. Os Clubes da época fechavam as portas para os trabalhadores da enxada e para a classe negra, mas Zé Lau fez a diferença, com muito prestígio na sociedade conseguiu aos poucos unir as classes sociais com eventos inesquecíveis até 1990. Zé Lau foi  vereador de 1978 a 1982,Vicentino desde a fundação da Vila São Vicente de Paulo e foi um dos primeiros Sacristãos após a chegada de Monsenhor Francisco em Ilicinea. Com ele foram coroinhas: Vitor Celestino Ribite e Brain filho do ex professor  Ismael Silva.
Matéria de Vitor Eugênio.


3 comentários:

  1. Alegria de viver.Belo exemplo de vida pra todos os Ilicinenses.Tive o prazer de conviver com o nosso querido "Zé Lau" e seus filhos e filhas.
    Parabens pelos 81 anos.
    Cézar.

    ResponderExcluir
  2. Parabens Ze Lau pelo seu aniversario, que Deus lhe ilumine sempre, tenha saude e paz. Por onde for tenhas sempre orgulho e ande de cabeça erguida, porque na sua luta diaria voce construiu o de mais belo e importante na vida, dignidade, respeito e uma linda familia. Grande abraço Damasceno, BH.

    ResponderExcluir
  3. Justa homenagem. Você, Vitor Eugênio, como sempre valorizando a gente de nossa terra. Parabéns ao aniversariante e a você.

    ResponderExcluir