Em Junho de 2010, foi inaugurada no Parque Aquático da Lagoa Seca em Ilicinea, a Academia ao ar livre com 13 tipos de aparelhos para fazer exercícios diferenciados. Com isso os praticantes de caminhadas e atletas tem o privilegio de contar com esse benefício que é de graça. Diariamente pessoas de diversas idades fazem caminhadas no período da manha, tarde e a noite. Após a inauguração da academia aumentou muito o número de cidadãos que praticam esporte no local. Especialistas recomendam atividades físicas pelos menos 30 minutos por dia para melhorar o equilíbrio e a flexibilidade, prevenir a depressão, construir músculos articulações e ossos saudáveis além de manter o peso ideal. Ser fisicamente ativo também pode fazê-lo ter mais energia, melhorar seu humor e reduzir o risco de desenvolver doenças crônicas.
O Parque Aquático da Lagoa Seca, ponto turístico mais atrativo de Ilicínea com duas lagoas maravilhosas localiza-se na nascente do córrego Congonhas, à rua Joaquim Marciano de Carvalho entre as ruas do Comércio e rua Boa Esperança. A primeira lagoa que chamamos de Lagoa Seca, construída há anos é toda arborizada e dá pra sentir o perfume da Natureza. Esta lagoa à esquerda da rua Joaquim Marciano de Carvalho é chamada de Lagoa Seca porque no período de seca a nascente costuma secar. A Escola Nossa Senhora Aparecida foi a primeira a plantar árvores na nascente, com isso aumentou o volume de água. A segunda lagoa à direita da rua Joaquim Marciano de Carvalho foi concluída em 2008, ganhou um grande presente uma academia ao ar livre.
O local sempre foi referência de lazer. Segundo o senhor José Airton de Oliveira, em torno dos anos 1960 quando ainda jovem era comum fazer serenata e ali era o ponto de encontro dos seresteiros. Já na minha infância lembro muito do meu sogro Otávio Alvarenga Costa, já falecido que passava por ali todos os dias com o seu carrinho de boi puxado por carneiros trazendo latas de leite. Lembro ainda do campinho onde nós jogamos futebol, à direita da Lagoa mais nova, e a esquerda da rua Boa Esperança, esquina com a rua Vitor Celestino Ribite (entre a lagoa e a rua Boa Esperança). A bola caia no brejo onde construiu a lagoa maior e era a maior dificuldade para pegá-la de volta. Local onde aconteceram muitos piqueniques no passado, hoje entre as lagoas um dos atrativos é um bar sempre movimentado com o nome de Recanto da Lagoa do senhor Claudiney Montaninhi que promove shows ao vivo e grito de carnaval.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Lucinea Santos e Valéria Alvarenga.