quarta-feira, 27 de abril de 2016

Ilicinense Gabriel Vilela entra em campo com jogadores do Cruzeiro e realiza um sonho

    O Ilicinense Gabriel Vilela realizou o sonho e entrou em campo com a equipe do Cruzeiro no jogo contra o Boa Esporte no Estádio Melão em Varginha. Valendo pela ultima rodada da 1ª fase a partida foi determinante para despachar o Boa para o Módulo II e o Cruzeiro com a vitória foi disparada a melhor equipe da primeira fase no Campeonato Mineiro 2016. Entretanto na semifinal a equipe Celeste foi eliminada pelo América. Outro eliminado foi a URT que perdeu para o Galo, mas a equipe de Patos de Minas foi a campeã do Interior. Atlético Mineiro e América disputam o título do Mineiro 2016.

Reportagem : Vítor Eugênio.

quarta-feira, 20 de abril de 2016

Inaugurada Unidade Básica de Saúde em Ilicínea com denominação ¨Antônio de Pádua Morais¨


     Nesta quarta-feira dia 20 de abril de 2016 foi inaugurada em Ilicínea a Unidade Básica de Saúde com denominação Antônio de Pádua Morais -¨Toninho Morais¨.  A Unidade inaugurada  vai atender o Programa de Saúde da Família Rural. O farmaceutico Toninho Morais foi  Prefeito de Ilicínea de  01/01/1971 a 31/12/1972.
Reportagem: Vítor Eugênio.

Fotos : Tarcísio Franca 



domingo, 17 de abril de 2016

Câncer doença que preocupa devido ao grande número de vítimas

Juninho e avó Luzia vítimas de câncer

      O número de câncer no Brasil vem aumentando a cada ano de forma assustadora. O motivo da preocupação e que a doença vem avançando pelo país afora. De acordo com o Instituto de Oncologia no Brasil, as estimativas para o ano 2016, válidas também para o ano 2017 apontam a ocorrência de aproximadamente 596.070 novos casos de câncer. As estimativas estão disponíveis no Instituto Nacional do Câncer
    Na quarta-feira dia 14 de abril de 2016 foi sancionada pela presidente Dilma lei que libera uso da fosfoetanolamina sintética conhecida como  ¨pilula do câncer¨ ,  apesar de a Anvisa ver com preocupação liberação sem garantia de eficácia e segurança. A substância era distribuída de graça pela Universidade de São Paulo em São Carlosl
     No dia 16 de abril a Associação Médica Brasileira (AMB) ajuizou no Supremo Tribunal Federal a Ação Direta de Insconstitucionalidade, contra Lei 13.269/2016 que autoriza o uso da fosfoetanolamina sintética.A entidade alega, que diante do ¨desconhecido amplo acerca da eficácia e dos efeitos colaterais¨da substância em seres humanos, sua liberação é incompatível com direitos constitucionais fundamentais como o direito à saúde.
   Na internet é possível ver histórias de pessoas onde a maioria que usaram a fosfoetanolamina diz que teve bons efeitos, com menos sintomas e prolongamento dos dias de vida, alguns até falam em cura, mas há também os que dizem que não notaram nenhuma melhora conforme reportagem disponível na UOL.
    No dia 13 de abril, Jose Augusto Neto Junior (Juninho Augusto)  faleceu em Ilicínea vítima de câncer aos 29 anos. Juninho utilizou a fosfoetanolamina por um período em que estava sendo distribuída. Se os dados de morte com câncer são preocupantes no Brasil, em Ilicínea na primeira quinzena de abril de 2016 de cinco falecimentos três foram motivados pelo câncer: Juninho Augusto faleceu 7 dias após o falecimento de sua avó Luzia 86 anos pelo mesmo motivo e dia 16 faleceu Ronaldo Brito conhecido como Alemão.
Reportagem: Vitor Eugênio.
Fontes e Links relacionados:


sábado, 16 de abril de 2016

Escola de Ilicínea aderiu ao Programa Escola Aberta


     A escola Estadual Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea aderiu ao Programa Escola Aberta.  O primeiro evento teve início hoje dia 16 de abril de 2016. O programa Escola Aberta visa a melhoria da qualidade de educação e ao fortalecimento dos laços entre escola e comunidade, por meio de realização de atividades educativas, culturais, esportivas e lazer.
o Programa  Escola Aberta abre as portas das instituições para a comunidade nos fins de semana e já se tornou referência entre alunos, pais e professores. Criado em 2004 em parceria com a Unesco, atualmente o programa compõe a política de educação integral do governo federal e fortalece a execução do Mais Educação, projeto que visa aumentar a oferta de atividades nas escolas.

Reportagem: Vitor Eugênio

domingo, 10 de abril de 2016

Ilicinea comemora o Dia Mundial da Saúde com evento na Praça


     O evento promovido pela Secretaria de Saúde com objetivo de entretenimento com várias ações, como forma de conscientizar a população teve teatro realizado pela 1ª Igreja Batista com foco na dengue . O movimento aconteceu neste sábado dia 09 de abril em referência ao Dia Mundial da Saúde que é comemorado dia 07 de abril.
     De acordo com o Site  Brasil Escola, a data foi criada  em 1948 pela Organização Mundial de Saúde.O Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7 de abril, tem como objetivo  conscientizar a população a respeito da qualidade de vida e dos diferentes fatores que afetam a população. Todos os anos campanhas são realizadas a respeito de um tema diretamente relacionado com a saúde. De acordo com a ANS dois temas foram destaques este ano: o combate ao Aedes Aegypti e a diabetes, mas Ilicínea focou na dengue, virose  que tem tirado o sossego dos Brasileiros e já foi constatado vários casos no Município.

Reportagem: Vitor Eugênio.
Fotos no link:  https://picasaweb.google.com/100626268085407043616/IlicineaFestandoComSaudeEAlegria                                            Entrevista com Prefeito de Ilicínea

sábado, 2 de abril de 2016

III Aulão solidário em Ilicinea


     No dia 31 de março de 2016 aconteceu o III Aulão Solidário em prol da ONG SOS Amigos de 4 Patas na quadra da APAE de Ilicínea. Um momento de dança coordenado pelo professor Leandro e cada participante colaborou com 1 k de ração. O evento arrecadou cerca de 150 quilos de ração que serão armazenados para ser usadors assim que for inaugurado o canil.
Reportagem: Vitor Eugênio .