sábado, 28 de dezembro de 2013

Comandante do Destacamento da PM de Ilicínea é promovido


     No dia 24 de dezembro de 2013, foi assinado pelo Exmo Sr. Governador do Estado e pelo Exmo Sr. Comandante Geral da Polícia Militar de Minas Gerais, os Atos de promoções dos Policiais Militares do Estado que fizeram jus à promoção nos diversos postos e graduações. No critério merecimento, o Comandante do Destacamento PM de Ilicínea/MG, Edivaldo Pereira da Silva, foi promovido a Sub Tenente PM. Para conquistar a promoção na carreira, o militar deve passar por Cursos, provas intelectuais, além de obter notas excelentes nas Avaliações de Desempenho e ser detentor de Notas Meritórias e Elogios em sua pasta funcional.
     Edivaldo Pereira da Silva, casado, Militar, escritor e poeta, nasceu na cidade de Lavras MG em 1965.  Veio para Ilicínea em 1986, onde concluiu o 2º grau. Formou-se em Letras (2003) na FAFIBE e fez Pós Graduação em Gestão Pública Municipal Integrada (2011) pela UFJF. Possuidor de diversos cursos dentro da PMMG, recebedor de várias condecorações, como reconhecimento de suas atuações dentro e fora da Corporação. Em 2008, recebeu o título de Cidadão Honorário Ilicinense.
  Como escritor possui poemas escritos, porém não editados, retratando o cotidiano, a natureza e a vida. Escreve artigos para jornais e é colaborador da Agência Congonhas de Notícias de Ilicínea. Em 2008 escreveu o documentário ¨13 de agosto – Os Bastidores¨, narrativo que conta  sobre as investigações da morte de Monsenhor Francisco Figueiredo em Ilicínea.
    2013 é mais  um ano brilhante na vida pessoal e profissional. Em 30 de março, participou da fundação da Academia Ilicinense de Letras e Artes (AILA), onde ocupa a cadeira de nº 7 e ainda é membro da Diretoria Executiva no Conselho Fiscal.  Em 30 novembro foi homenageado em Ribeirão das Neves na ANELCA - Academia Nevense de Letras Ciências e Artes com o titulo Sócio Benemérito. Em 24 de dezembro foi promovido a Sub Tenente da Polícia Militar de Minas Gerais.
     Reportagem: Vítor Eugênio.

terça-feira, 24 de dezembro de 2013

8ª Edição dos jogos Solteiros e Casados em Ilicinea

Clique na imagem e veja fotos do evento
 Solteiros X Casados

     Na tarde de 23 de dezembro de 2013 aconteceu a maior confraternização de boleiros  do ano em Ilicinea com a 8ª Edição dos jogos entre Casados e Solteiros no Estádio Municipal José Filizali. O evento iniciou-se em 2007 e é organizado pelos Boleiros Helvecio, Betão e Vitor Eugênio (Casados), Buiu e Duani (Solteiros) com  apoio e cobertura da Agência Congonhas de Notícias que contem em seus registros todos os oito confrontos. Com o resultado de 2013 as forças voltaram a se igualar com quatro vitórias para cada escrete.  O primeiro tempo terminou sem gols. No 2º tempo os Solteiros abriram o placar com Tuniquinho. Os Casados correram atrás do prejuízo com  Everaldo Belineli que fez dois gols ( o de empate e o da virada) e Kaeira fez o gol que selou a vitória dos Casados : Escrete dos Casados 3 X 1 Escrete dos Solteiros. Após o jogo os boleiros se reuniram no Bar do Sô Lázaro no Estádio Municipal para a confraternização  com  churrasco, bebidas e sorteio de brindes aos presentes.
     Reportagem de Vítor Eugênio.
Fotos: Vinicius Eugênio e Vitor Eugênio
Escrete dos Casados: Helvécio, Turino, Nirlei, Beto Belineli, Betão, Kaieira, Zilo, Gleiber, Deleinho, Geovani Vieira, Everaldo Belineli, Manapa, Paulinho, Vítor Sérgio, Aloísio Belineli, Ermano, Gleiber (Mendonça), Gilmarzão, Chico, Queijinho, Carlos do Lon, Daniel Veio e Taffarel.
Escrete dos Solteiros: Otávio, Tom, Buiu, Stênio, Weider, Tim, Duani, João Paulo, Marcelino, Derrama, Miguel Junior, Rodrigo, Rodrigo Nortista, Cássio Café, Flavinho, Juninho, Lecão, Andinho, Tuniquinho, Rafael Tiburcio, Marcelão e Cristiano.
 Arbitragem: Túlio, Xande e Gustavo Alvarenga.
    Os brindes sorteados no evento foram patrocinados por:   Supermercado Mateus Thieres, Elos Modas, Mercearia Aristóteles, Timburé,  J F Supermercados,  Otávio Motos, Lojas Eletrozema, Celso Pita de Ilicinea, Otávio  Motos,   Mercearia do Carlos do Lon, Academia Evolution do Tim, Academia Saúde Total do Flavinho, Mercearia do Marcelo, Dedé Veiculos, Coopapi, Supermercado Padre Vítor , Loja Por do Sol do Pisca, Lex Magazine, Loja Papelaria Nossa Senhora Aparecida, São Galvão Presentes do Roberto França,  Feirão 1,99 do Tiago, Loja Multiopções, Casa e Companhia a Loja da Jussara e KLA Confeçções(patrocinador das camisetas dos jogadores).

domingo, 22 de dezembro de 2013

Campeonato de Truco da APAE em Ilicínea

Clique na imagem e veja fotos
 Campeonato de Truco da Apae

     Domingo 22 de dezembro de 2013, aconteceu o campeonato de truco beneficente a APAE de Ilicínea. O evento foi realizado na Quadra Poliesportiva da APAE no Bairro Glória com inicio de manhã e encerramento à tarde. A dupla José Jacó e Miguel Ozéias foram os campeões e a dupla Darlene Monteiro e Lazinho Lopes foram vice-campeões.  48 duplas se inscreveram no torneio que teve a participação dos principais truqueiros do Município.
Reportagem e fotos: Vítor Eugênio.

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Ilicínea, 60 anos de Emancipação Político-administrativa

Clique na imagem e veja fotos
 Ilicínea, 60 anos

     Quinta-feira dia 12 de dezembro de 2013, Ilicinea comemorou 60 anos de Emancipação Político-administrativa. As comemorações iniciaram-se 8 horas com hasteamento da Bandeira e desfile cívico comemorativo e às 16 horas Missa em Ação de Graça na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Na agenda,  show com Banda USMEN, sábado dia 14 de dezembro de 2013.
     Em 1875 foi criado o distrito de Congonhas,  que em 1923 passou a ser chamado de Ilicínea. Entretanto  em 1953, o distrito desmembrou-se de Boa Esperança, tornando-se Município. Com uma população em torno de 12 mil habitantes, a maior frente de trabalho está na agricultura, no comércio e nas confecções. O turismo com um potencial a ser explorado, tendo como fator favorável a malha rodoviária que dá acesso ao Município e já se encontra toda pavimentada.
Reportagem e fotos: Vítor Eugênio.
Veja o vídeo

Links relacionados:



Homenagem aos 60 anos de Ilicínea


Bodas de Diamante
      
Sessenta anos, conquistas, avanços, vividos a cada instante
Seis décadas de progresso, cultura, buscas constantes
De Francisco, João, Antônio, outros personagens e figuras atuantes
Desbravadores de outrora, verdadeiros gigantes
Teus filhos, de ontem e de agora, eternos amantes
Do Criador, tuas serras: Serrote, Sela, Mirante
Entre flores, árvores e campos da Congonha de antes
Obra de Deus, em seu trabalho incessante
És Ilicínea, do Sul das Minas, das mais simpatizantes
Sessenta anos, tantas vidas, tantas glórias, “bodas de diamante”

                            Edivaldo Silva (Acadêmico - AILA)
1º Comandante do Destacamento da Policia Militar de Ilicínea
12/12/2013.



terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Primeira Eucaristia em Ilicínea

Clique na imagem e veja fotos
 1[ Eucaristia em Ilicinea
     Sábado dia 7 de dezembro de 2013, aconteceu a Celebração Eucarística Especial na Igreja São Benedito do Bairro Glória em Ilicínea, onde adolescentes da Comunidade receberam a Primeira Eucaristia. Durante três anos as crianças foram preparadas por catequistas para receber o sacramento da Eucaristia, onde puderam  compreender alguns princípios e conhecimentos  fundamentais da Igreja Católica. Nesta celebração  os adolescentes receberam a comunhão sob as duas espécies,  pão e vinho.
       Reportagem e fotos: Vítor Eugênio.

sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Escola de Ilicínea é destaque com o projeto ambiental ¨lixo eletrônico¨

   Clique na imagem e veja fotos
 Lixo eletrônico
     O projeto Educação Ambiental e Reciclagem de Eletrônicos da Escola Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea representou o Estado de Minas Gerais na IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio ambiente cujo tema é Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis.  O projeto foi escolhido pela SER de Varginha dentre os quatro projetos Regional selecionados para a etapa Estadual com conferência realizada em Belo Horizonte no mês de outubro de 2013.  Na etapa Estadual o aluno Marcos Henrique Vieira Costa acompanhado de representantes da SER de Varginha defendeu o projeto com o foco no subtema Ar. Os projetos das escolas estaduais estão voltados para a preservação ambiental com foco nos quatro elementos da natureza: Água, Ar, Fogo e Terra.    
     Focado na destinação correta para os lixos eletrônicos com a proposta de recolher materiais, reciclar, reparar e destinar ao descarte correto, o projeto da EENSA de Ilicínea  selecionado para IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio ambiente realizada em Brasília de 23 a 28 de novembro de 2013 foi representado pela aluna Helena Maria acompanhada da professora Lilia Cardoso. A Conferência Nacional foi o encontro de delegados e delegadas entre 11 e 14 anos, que já debateram o tema em suas Escolas, nas Conferencias Municipais, Regionais e Estaduais e  finalmente puderam aprofundar a temática, socializar os projetos e participar de oficinas temáticas.  De acordo com a direção da Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea, graças ao projeto, a Instituição de Ensino foi reconhecida na Conferência como Escola Sustentável que auxilia na contribuição com o meio ambiente, o que na prática significa que a Instituição de Ensino será um ponto de recolhimento de lixo eletrônico a ser encaminhado para o destino correto.
Reportagem de Vítor Eugênio  
Veja entrevista no vídeo

Fonte: Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, Portal da Educação, Jornal Minas Gerais e Site do MEC (http://conferenciainfanto.mec.gov.br/ ) .

domingo, 1 de dezembro de 2013

Acadêmicos de Ilicínea são homenageados na ANELCA

Clique na imagem e veja as fotos
homenagem na ANELCIA

     Dia 30 de novembro de 2013 aconteceu em Ribeirão das Neves MG, no Auditório do CAIC as comemorações do 14ª aniversário da Academia Nevense de Letras Ciências e Artes (ANELCA) e a fundação da Academia de Letras do Brasil da Região Metropolitana de Belo Horizonte (ALB RMBH). O evento de fundação da ALB RMBH aconteceu a partir das 16 horas com a Cerimônia de Posse dos Acadêmicos, Diretoria Executiva e Conselho Fiscal da Academia de Letras do Brasil  da Região Metropolitana de Belo Horizonte, Diplomação dos Acadêmicos empossados em Sessão Solene  e outorga da Medalha Carlos Dumont de Andrade patrono da Academia. O Ilicinense, professor Mauro José de Morais, presidente da ANELCA, foi eleito presidente da ALB RMBH. O evento contou com a presença de personalidades ilustres do meio acadêmico do Brasil, Autoridades Civis e Militares.
     As 18h30min, nas comemorações do 14º Aniversário da ANELCA, aconteceram a entrega de medalhas e títulos, Posse de novos Acadêmicos e o lançamento da VII Coletânea da ANELCA em prosa e verso 2013 com a participação de 30 escritores, incluindo a literatura de dois Acadêmicos da AILA de Ilicínea, o professor Mauro José de Morais e Vitor Eugênio de Melo. Dentre os homenageados pela ANELCA, estão os Acadêmicos da Academia Ilicinense de Letras e Artes que foram condecorados com títulos relevantes e Medalha. Vítor Eugênio de Melo, Sócio Correspondente da ANELCA desde 2012, além do título de Sócio Honorário, recebeu a Medalha Professora Ilka Maria Munhoz Gurgel (COMENDA de Mérito Cultural e Cidadania). O 1º comandante da Policia Militar de Ilicínea, Sargento Edivaldo Pereira da Silva, recebeu o título de Sócio Benemérito. Os acadêmicos da AILA, Renê Viana Lemos e Lucinea dos Santos Siqueira também foram homenageados.
Reportagem de Vítor Eugênio.
Fotos de Roseny Alvarenga e Vinicius Eugênio.
Coletânea ANELCA Prosa e Verso 2013, disponível na internet no link: http://issuu.com/literato/docs/9788566905212_-_anelca_em_prosa_e_v/9?e=1825437/5822157