quinta-feira, 31 de janeiro de 2013

João Paulo de Sousa inicia 2013 se destacando nas corridas de janeiro


    João Paulo de Sousa iniciou 2013 enfrentando três corridas com alto grau de dificuldade e mesmo assim no mês de janeiro foi 2º lugar em duas delas. A primeira corrida que participou em 2013 no dia 13 de janeiro foi a Corrida Ecológica em Lambari 14 km onde ficou em 2º lugar. Já no dia 20 de janeiro participou da Corrida de São Sebastião em Nepomuceno e ficou também em 2º lugar. No dia 27 participou da Volta ao Cristo em Poços de Caldas 16 km chegando em 6º lugar em prova de nível internacional. De acordo com Mariano treinador de João Paulo, o atleta começa a preparação para disputar uma maratona (sua especialidade) ainda neste primeiro semestre. Enquanto isso já existe algumas provas definidas como base preparatória para a Maratona. No mês de fevereiro o atleta vai participar dia 10 da Volta do Lago em Lambari e dia 16 Volta de Itu em Itu no Estado de São Paulo.
Matéria de Vítor Eugênio.
Veja artigos e fotos das provas que João Paulo participou em 2013 nos links:




segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Liga Sul Mineira realiza Congresso técnico da Copa Record Sul de Minas e Base 2013


     Sábado dia 26 de janeiro de 2013, foram discutidos com os representantes das equipes o Pré Regulamento e Forma de Disputa das Competições, como também abordados vários temas, principalmente no tocante a situação dos estádios e a segurança total dos envolvidos nas partidas.A Liga estará vistoriando todos os Estádios que receberão as partidas, verificando a situação geral dos mesmos. O último Congresso acontece no dia 23 de fevereiro, também no SENAI em Varginha, onde será aprovado o Regulamento, a Forma de Disputa e separa as Chaves no sistema de regionalização das equipes. Na Base a abertura festiva e oficial acontecerá no dia 09 de março e a bola rolando a partir de 16 de março.Na Copa Record abertura festiva e oficial no dia 10 de março e a bola rolando a partir de 17 de março.
Equipes representadas no Congresso Técnico:
COPA SUL MINEIRA MIRIM, INFANTIL E JUVENIL/2013:
- Associação Olímpica de Lavras – Escolinha Claudio Caçapa, Escolinha do Cruzeiro de Lavras, Semel de Varginha, Botafogo/AABB de Varginha, Bola Preta de Elói Mendes, Associação Esporte Clube Varginha, Secretaria de Esportes de Poço Fundo, Escolinha de Futebol Mirzinho Guedes de Ilicinea, Secretaria de Esportes de Santo Antônio do Amparo, Escolinha de Areado, Esporte Recreativo do Sul de Machado e Athletic Clube de São João Del Rei.
12º COPA RECORD DE FUTEBOL AMADOR/COPA SUL MINEIRA/2013:
- Associação Atlética Flamengo de Varginha, Esporte Clube Juventus de Elói Mendes, Três Pontas Atlético Clube (TAC), Esporte Clube Chapadão de Alfenas, Clube Recreativo Campomeiense de Campo do Meio, Guaranesia Futebol Clube, União Atlética Areadense de Areado, Ypiranga Atlético Clube de Cruzília, Independente Esporte Clube de Perdões, Esporte Clube Serraniense de Serrania, Botafogo Futebol Clube de Campo Belo e AFA – Fama
Departamento Técnico da Liga Sul Mineira de Futebol.
 Reportagem enviada aos correspondentes da Liga Sul Mineira de Futebol através do Presidente da Entidade, Mauro Costa com texto adaptado por Vítor Eugênio. 
Saiba tudo sobre a Copa Record  no site: www.ligasulmineiradefutebol.com.br


domingo, 27 de janeiro de 2013

Boleiros de Ilicínea e região participam de jogo beneficente

    
   Boleiros de Ilicinea, Boa Esperança, Guapé e Águas Verdes participaram de jogo beneficente neste domingo dia 27 de janeiro de 2012 no Estádio Municipal José Filizali em Ilicínea. O evento promovido pelo AMAI tem como objetivo ajudar na cirurgia de joelho do goleiro Frank. Foram dois jogos emocionantes e equilibrados. Ás 14 horas o Aparecidense de Jacutinga distrito de Guapé, venceu as Águas Verdes atual campeão Municipal de Futebol em Ilicinea com o placar de 4 a 3. Os gols do Aparecidense foram marcados por Lucas 1 gol e Leandro o artilheiro do evento fez 3 gols. Os gols das Águas Verdes foram marcados por Aldo, Gean e Alex. No segundo jogo às 16 horas Boa Esperança venceu o Mai com o placar de 3 a 1. Os gols de Boa Esperança foram marcados por Jeferson, Bruno e Nen. Hermano descontou para o Mai. Para este jogo o MAI teve em seu elenco outros boleiros Ilicinenses. O goleiro Frank e as quatro  equipes que participaram do evento receberam troféus .
Matéria de Vitor Eugênio. 


quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

Nova Geração de Ilicínea é vice-campeã em duas categoria da Copa Leite de Base 2013


      A Escolinha de Futebol Nova Geração de Ilicinea disputou a 4ª Copa Leite de Futebol de Base realizada na Cidade de Boa Esperança no Sul de Minas entre os dias 15 e 22 de janeiro de 2013. A Escolinha de Ilicinea participou com quatro categorias (1995/1996, 1997/1998, 1999/2000, 2001/2002) e foi vice campeã em duas categorias (2001/2002 e 1999/2000) após ser derrotada na final pela Equipe de Boa Esperança que se sagrou campeã nas duas categorias. Na Categoria 1997/1998 foi campeão a equipe do CTC de Varginha e vice-campeão Piratininga, Na categoria 1995/1996 foi campeão a equipe de Palmas e vice- campeão a equipe do Tupy de Barra Mansa (RJ), conforme dados disponíveis no link http://www.ellshaday.com/noticia.php?id=218. Os jogos aconteceram no Estádio Municipal Dr. Joaquim Vilela.  A Copa Leite de Futebol de base 2013 teve participação de equipes de cidades de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Paraguai conforme consta no site: http://www.ellshaday.com/noticia.php?id=217.
Matéria de Vítor Eugênio.

sábado, 12 de janeiro de 2013

Copa Record Sul de Minas e Copa Jornal Agora TV Alterosa movimentam o futebol amador do interior de Minas


     Sábado dia 26 de janeiro de 2012, a Liga Sul Mineira de Futebol realizará no SENAI em Varginha o Congresso Técnico da 12ª Copa Record de Futebol Amador do Sul de Minas  e a Copa de Sul Mineira de Futebol Mirim, Infantil e Juvenil que acontecerá no 1º Semestre de 2013. O Congresso foi agendado para 10h30m a Copa Sul Mineira Mirin- 2000/2001, Copa Sul Mineira Infantil-1998-1999 e Copa Sul Mineira Juvenil – 1996-1997. Às 11h30m acontecerá a reunião da 12ª Copa Sul Mineira de Futebol Amador- Livre (Copa Record) previsto para iniciar em março deste ano. A Liga Sul Mineira esta preparando a 1º Copa Record Sul de Minas de Veteranos  com idade acima de 40 anos em agosto de 2013.
     Para o 1º semestre deste ano, outra competição de auto nível nos gramados de Minas Gerais, a Copa Jornal Agora TV Alterosa de Futebol Amador 2013. Na terça-feira dia 08 de janeiro aconteceu a 1ª Reunião e foram abertas oficialmente as inscrições que se encerram dia 07 de fevereiro, para edição deste ano da competição. Assuntos importantes do regulamento e da forma de disputa foram discutidos. As seguintes cidades confirmaram a participação na Copa: Bom Despacho, Pompeu, Divinópolis, Formiga, Arcos, Pains, Martinho Campos, Leandro Ferreira, Nova Serrana, Engenheiro Ribeiro, Papagaios, Pará de Minas, Córrego Dantas, Dores do Indaiá. Outras cidades deverão confirmar presença nos próximos dias.
Reportagem de Vítor Eugênio.
Dados enviados por  email através de Mauro José da Costa Presidente da Liga Sul Mineira de Futebol Amador e Leonardo Eventos Esportivos organizador da Copa Jornal Agora TV Alterosa de Futebol Amador 2013.
Links relacionados:

sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

Polo UAB de Ilicinea com inscrições abertas na Modalidade Ensino a distância pela UFJF


     A Universidade Federal de Juiz de Fora, por meio do Centro de Educação à distância (CEAD), de acordo com a legislação em vigor e conforme a Resolução 01/2010 CEAD, torna público o processo seletivo para o Curso de Especialização em Esportes e Atividades Físicas inclusivas para Pessoas com Deficiência, na modalidade de Educação a Distância, nos Polos de Apoio Presencial da Universidade Aberta do Brasil (UAB), situados nas cidades de Barroso, Buritis, Ilicinea, Ipanema, Lagoa Santa, Lavras e Tiradentes, no Estado de Minas Gerais com inscrição em duas etapas. A primeira etapa o candidato deverá realizar no site do Cead de 11 de dezembro de 2012 a 17 de janeiro de 2013. A segunda etapa , para efetivar a inscrição , o candidato devera comparecer ao Polo, entre os dias 07 de janeiro de 2013 a 18 de janeiro de 2013, pessoalmente ou por meio de procurador e entregar a documentação exigida no Edital , observando o horário de funcionamento estipulado pelo Polo. Edital e inscrição  disponíveis no link:  http://www.cead.ufjf.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1896:cead-divulga-selecao-de-alunos-para-o-curso-de-especializacao-em-esporte-e-atividades-fisicas-inclusivas-para-pessoas-com-deficiencia-&catid=1:noticias&Itemid=50 .
Reportagem de Vítor Eugênio.
Fonte: Polo UAB de Ilicínea.

   

quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Thiago Marini, dos jogos do Sul Mineiro para a Copa São Paulo de Futebol Junior


     
     Thiago Marini Emergente, meia campeão do Sul Mineiro 2011 (categoria juvenil) com o Recreativo do Sul de Machado, estreou no último domingo dia 6, na Copa São Paulo de Futebol Júnior. Nascido em 1995, Thiago está entre os ¨caçulas¨da competição (que é para atletas a partir de 1993) e defende o Velo Clube, de Rio Claro (SP). A chave de sua equipe e composta, ainda, por: Itaúna (MG), Atlético Acreano e Fluminense. Na estréia frente ao Itaúna, Thiago entrou no jogo aos 20 minutos do 2º tempo e deu o passe para um dos 5 gols da vitória por 5 a 0 sobre o Itaúna.
     Thiago Marini chegou ao Velo Clube em março do ano passado, juntamente com os atletas Luiz Felipe (por duas vezes artilheiro do Sul Mineiro: 2010 e 2011), Diego Santos e Kadu. Todos jogaram pelo Recreativo. Eles disputaram o Campeonato Paulista Sub 17, ao final da temporada, Thiago foi promovido à categoria juniores para a disputa da Copa São Paulo. O jogo de domingo dia 13, contra o Fluminense, marcado para as 11 horas, será televisionado pela Rede TV. É a oportunidade do Sul de Minas ver em ação mais um talento da região, que disputou as competições promovidas pela Liga Sul Mineira de Futebol.
Artigo e fotos enviados pela Liga Sul Mineira de Futebol, através do Presidente Mauro Alves da Costa.

terça-feira, 8 de janeiro de 2013

O Município de Ilicínea adere ao PNAIC


      Lançado pelo governo federal em 8 de novembro de 2012, o Plano Nacional de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) tem como  principal objetivo alfabetizar as crianças até 8 anos de idade. Até a data de lançamento, 5270 Municípios das 27 unidades federativas aderiram ao pacto que envolve a capacitação de 360 mil professores alfabetizadores, conforme reportagem da Revista Época disponível no link: http://revistaepoca.globo.com/Sociedade/noticia/2012/11/governo-vai-investir-r-27-bilhoes-em-pacto-para-alfabetizar-criancas-ate-os-8-anos.html .
     O Município de Ilicinea aderiu ao PNAIC, Programa do Ministério da Educação e Cultura que busca tornar a alfabetização na idade certa a prioridade das prioridades. Em Ilicínea o curso será coordenado pela professora Ana Flávia Bernardes e terá como orientadora de estudo a professora Maria Auxiliadora Costa. Ana Flávia comentou o programa: ¨As ações do Pacto são um conjunto integrado de programas, materiais e referências curriculares e pedagógicas que serão disponibilizados com eixo principal a formação continuada dos Professores alfabetizadores. Na prática, o programa oferece materiais pedagógicos aos alunos dos anos iniciais atendidos na Rede Municipal e formação aos profissionais em alfabetização. O PNAIC também leva aos Municípios um programa de incentivo à leitura e a implantação de sistemas que avaliem os anos iniciais do ensino fundamental. A  partir de um diagnóstico da situação, o Município terá condições de gerenciar o ensino que oferta à sociedade. A parceria trará muitos benefícios às  crianças atendidas¨.
      ¨ O professor é a figura central e determinante no processo de alfabetização. Neste sentido, entende-se que  a formação do professor não se encerra na conclusão do seu curso de graduação, mas se realiza continuamente na sala de aula, onde dúvidas e conflitos aparecem a cada dia. A alfabetização ocorre no dia-a-dia e deve ser voltada para cada um dos alunos. Portanto, o curso tem enfoque sobre os planos de aula, as seqüências didáticas e a avaliação diagnóstica, onde se faz um mapeamento das habilidades e competências de cada aluno, para traçar estratégias que permitam ao aluno aprender efetivamente. Certamente Ilicínea terá um elevado número de professores capacitando e garantindo a efetiva melhoria da educação em nossa cidade¨ - finalizou a educadora Ana Flávia.
Reportagem de  Vitor Eugênio.
Links relacionados:



quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

Prefeito, vice-prefeito e vereadores tomaram posse em Ilicinea


    Em 1º de janeiro de 2013, a partir das 20 horas na Câmara Municipal à Rua XV de Novembro no Bairro Jardim Primavera tomaram posse o Prefeito, o Vice-prefeito e os Vereadores eleitos de Ilicínea para o mandato 2013 a 2016. Durante a Cerimônia aconteceu a eleição para Mesa Diretora da Câmara para o biênio 2013-2014 da qual foi eleito Presidente da Câmara o vereador Ademir José Damasceno (Timburé). Tomaram posse, o Prefeito Aluisio Borges de Sousa (PMDB), o Vice-prefeito Edivaldo Belineli (PMDB) e os Vereadores Ademir José Damasceno (PSD), Ana Maria de Assis (PHS), Cleusa Maria Resende (PMDB), Débora Moreira Vilela (PMDB), José Lourenço da Silva (PMDB), Maria Augusta Pereira (PMDB), Nirlei Cristiani (PP), Paulo Domingos Cardoso (PT) e Silvely Aparecida Costa (PP).
Matéria de Vítor Eugênio.

terça-feira, 1 de janeiro de 2013

João Paulo de Sousa venceu a corrida da virada do ano em Conchal


     Mais um ano que terminou e para Ilicínea não poderia ser melhor no atletismo. O Município conheceu seu filho ilustre que até então era desconhecido no cenário esportivo Municipal. João Paulo trouxe para cidade o brilho esportivo mostrando para o Brasil e o mundo que é um astro em corridas. Ganhador de várias provas em 2012, ele destacou uma em especial na Maratona Internacional de Blumenau em Agosto ,  mas para fechar com Chave de Ouro na última noite do ano em 31 de dezembro de 2012, João Paulo de Sousa foi o Campeão da 60ª São Silvestre de Conchal no interior de São Paulo, com o tempo de 22 minutos para um percurso de 7500 metros. ¨ Isto prova que o atleta mesmo em noite de festa não deixa de levar o seu trabalho de atleta a sério¨ , concluiu Mariano,  treinador de João Paulo .   O atleta  que chegou a  56 troféus na carreira,  espera  manter o  ritmo em 2013 e representar Ilicinea com muito sucesso nas corridas.
Reportagem de Vítor Eugênio.
Dados e fotos: Mariano Moraes,  treinador da Equipe Reveza Racing.

Album de Fotos da Agência Congonhas de Ilicinea de janeiro de 2013



Fotos Cedidas por: Verenice Eugênio, Ana Paula Andrade, Antonildes Alvarenga, Claudinho Moreira, Gracielly Lima, Jussara Mendes Justino, Rejane Oliveira, Lucinea Santos, Dayvison Costa, Wanderlino Miguel e demais fotos da Agência Congonhas de Noticias.
Documentário de Vítor Eugênio.