terça-feira, 28 de setembro de 2010

Contos de meu avô


  A primavera chegou e as flores começaram a se abrir como um lindo espetáculo da natureza, mas o homem continua destruindo tudo principalmente   com as queimadas como mostra nossa fotografa do blog  Lucinea Santos. Finalmente veio o período de chuvas que  chegou nessa segunda-feira dia 27 de setembro para salvar os estragos feitos pelos homens. Lucinea conseguiu também umas fantásticas fotos  de maritacas que  invadiram Ilicínea e tomaram posse do forro da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, de porcos no sítio e fragou  queimadas desnecessárias que prejudicam a natureza e afetam a saúde e o bem estar  do ser humano. Ela  registrou momentos que me fez viajar ao passado e lembrar de meu avô, Ladislau Batista de Oliveira(Lau Tura) com as fantásticas estórias antigas que precisam ser reproduzidas para que não fiquem no esquecimento.

  Vou relatar três  contos de meu avô: - Dizia ele que certa vez precisou atear fogo nas pastagem  nesta época, como fazem nos dias de hoje como meio de economizar mão de obra, mas um fato estranho aconteceu, o fogo além de atingir as matas com muita intensidade invadiu as terras do vizinho do outro lado do rio. Seria o ventou que levou faíscas, ou um mistério já que do outro lado ninguém teria usado o fogo com esta finalidade? - Outro caso estranho foi o desaparecimento dos porcos de seu sitio  que  foram encontrados  do outro lado do rio. Confusos ficaram na dúvida se os porcos teriam capacidade de nadar. Ai  descobriram. No fundo da  horta tinha um pé de mandioca  que foi crescendo e ultrapassou o outro lado do rio. Os porcos foram comendo a raiz e fizeram um túnel que servia de caminho para tal façanha.

     O conto mais interessante, é uma verdadeira parábola que virou uma canção. Comentou que certa vez  um  capataz levou para floresta um menino suspeito de roubar o patrão dele. Chegando lá   obrigou o garoto a cavar um buraco. Depois de pronto ele disse: agora vou te matar e enterrar neste buraco. O menino desesperadamente pedia para não fazer  tamanha maldade com ele. O homem do  mal disse ao garoto: -  eu te mato, enterro  e ninguém vai descobrir. O menino disse: _olha aquela Maritaca ela é minha testemunha. O capataz ignorou o garoto dizendo que Maritaca apenas repete, em seguida  assassinou cruelmente o menino e foi embora  para uma cidade grande. Muitos  anos depois este  homem  descansava num jardim, ao ver uma  maritaca, falou em voz alta:  - Aquela vez eu matei aquele menino e disse a ele que ninguém ia descobrir e não descobriu mesmo. Ele nem percebeu que o jardineiro ouviu a confissão dele e chamou a polícia. O  velho homem do mal foi preso ao confessar tamanha atrocidade. Por mais que o tempo passa, agente descobre tudo, então se você não quer que ninguém saiba, não faça.


  Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos: Lucinea Santos.

domingo, 26 de setembro de 2010

Águas Verdes e Itacy venceram e se classificaram para próxima fase


     Nesta tarde de  Domingo dia 26 de setembro de 2010,  valendo pelo XXVII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicinea, no estádio Municipal  José  Filizale com dois grande grandes jogos. Às 14 horas as Águas Verdes carimbou o passaporte para próxima fase com a vitória de 2 a 1 sobre o Mato Grosso. As Águas Verdes atacou primeiro, logo no início Bruno soltou a bomba a bola bateu na trave e picou na linha do gol. O Mato Grosso contratacou com Willian dribou vários adversários, mas foi desarmado no momento em que Tiago Ferreira aguardava o passe. Barão bateu a falta na medida e Rainer de cabeça fez 1 a zero para as Águas Verdes. Marcelinho do Mato Grosso  em velocidade após bela jogada cruzou a defesa rebateu, ele pegou a sobra dribou o zagueiro e chutou antes da bola entrar Deleinho completou mas estava impedido, fez o gol que poderia ser empate. O Mato Grosso passou a pressionar mais, o zagueiro Edicarlos bateu duas faltas seguidas e o goleiro Jorge Higuita das Águas Verdes fez duas boas defesas jogando para escanteio. Agora foi a vez de Barão das Águas Verdes que novamente bateu falta mas Grude jogou para escanteio. No segundo tempo As Águas Verdes veio pra cima obrigando o goleiro Grude a fazer duas defesas  uma de Pingo e a outra de Maicon que originaram escanteios. No segundo lance Barão bateu o escanteio e Bruno de cabeça fez 2 a zero Águas Verdes. O Mato Grosso partiu pra cima em busca do resultado com ataques rápidos.Daí em diante brilhou a estrela do goleiro Jorge Higuita das Águas Verdes que fez uma série de defesas. Willian bateu falta soltou a bomba Jorgue Higuita tirou para escanteio. Chico do Mato Grosso foi expulso após entrada forte em Pingo. Tiago Ferreira invadiu a área e Jorge  deu um carrinho salvando com os pés. Daniel cruzou a bola e Tiago Ferreira fez o o gol do Mato Grosso. Willian cruzou a bola ,Jorge Higuita antecipou tirando a da área a bola sobrou para Marcelinho que no rebote chutou pra fora. Marcelinho foi derrubado na área, pênalti que Willian bateu mas Jorge Higuita defendeu. O Mato Grosso ainda tem uma esperança, aguarda o jogo entre o  MAI  e Serra Verde e depende de uma  boa combinação de resultados para se  classificar. Placar final: Águas Verdes 2 X 1 Mato Grosso.
     As 16 horas o Itacy se classificou e assumiu a lideranaça da chave A   depois de vencer a Cachoeirinha por 2 a 1. A Cachoeirinha não conseguiu mostrar o mesmo futebol dos dois primeiros jogos. O  armador  Andinho, o atacante Edmar e o goleiro Rudinho são titulares que desfalcaram a Cachoeirinha,.O zagueiro Marcelino foi improvisado no gol e não comprometeu. Os desfalques do Itacy foram : o capitão Ronaldinho a principal estrela do grupo(expulso)  a promessa  Kaik e padre Camilo que ainda não estreiou. O Itacy começou envolvendo a Cachoeirinha com toques rápidos, numa delas Zé Vagner tabelou com Diego invadiu a área e chutou para fora. Mas a Cachoerinha ameaçou primeiro , Duane bateu falta e Tuniquinho de cabeça quase abriu o placar, a bola foi pra fora. Diego cruzou a bola, Joaquim cabeceou bem mas pra fora. O jogo era corrido, mas sem objetividade. Numa triangulação de Everaldo, Duane e Tuniquinho, Tuniquinho chutou forte mas o goleiro César do Itacy defendeu. A equipe do Itacy arriscava alguns chutes de longe, mas sem direção. Logo no começo do segundo tempo Duane fez falta em Claudiomiro, Diego bateu falta com precisão sem chances pra Marcelino. Itacy 1 a zero. João Paulo sofreu pênalti, Tuniquinho bateu mas o goleiro César do Itacy defendeu com um leve toque e a bola saiu para escanteio que não foi confirmado   pelo arbitro. Com isso o goleiro César começou a se destacar. Tuniquinho ajeitou a bola com categoria chutou e César defendeu. Duane chutou forte César rebateu bem. Num lance preciso Kaeira bateu a falta e Cavaco de cabeça empatou o jogo em 1 a 1. Num bela triangulação entre Diego, Cesinha e Joaquim, o atacante Joaquim com muita frieza fez o segundo gol do Itacy dando números finais ao jogo. A Cachoeirinha ainda pressionou, enquanto a equipe do Itacy administrou o resultado. Placar final: Cachoeirinha 1 X 2 Itacy.
     No Orkut a Comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, escolheu os destaques da rodada e fez a enquête com os melhores  jogadores da rodada: Jorge Higuita e Bruno das Águas Verdes, Willian e Marcelinho do Mato Grosso, João Paulo e Rodrigo Nortista da Cachoeirinha, Diego e César do Itacy.
Matéria de Vítor Eugênio.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

7ª Romaria de Motociclistas de Ilicinea ao Santuário de Aparecida

     
     Amanhã, sexta-feira,  dia 24 de setembro de 2010,  às 7 horas   sairá a 7ª Romaria de Motociclistas de Ilicínea com destino ao Santuário de Aparecida do Norte.  Antes da viagem  haverá uma  benção do pároco Antônio Claret de Carvalho   em frente a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, local onde os  motociclistas iniciaram o percurso de 370 km  até a  Aparecida. Por volta das 12 horas o grupo estará em Pouso Alegre onde haverá uma parada para almoço e descanso, com previsão de chegar às 17 horas, onde todos os romeiros  vão  rezar e agradecer a  Nossa Senhora Aparecida . O retorno  será  segunda-feira dia 27 com previsão de chegar a Ilicínea  às 18 horas.

    Carlos de Oliveira, Lázaro Pereira da Costa(Lazinho do Amador) e Luis Antonio Messias(Luizinho da Sibela) foram os idealizadores e organizadores  da 1ª Romaria de Motociclista de Ilicinea ao Santuário de Aparecida em 2004. Os pioneiros foram : Marcelo Pereira Carvalho, Edmar Bueno, Alexandre Carlos Bueno, Maik Pereira Sérgio, Alessandre José de Oliveira, Lucio Damasceno, Milton Pereira da Costa(Coquinho do Biote), Luciano Francisco de Assis(Luciano do Chiquita), Rafael Costa e os três  idealizadores.
    Este ano a Romaria é organizada pelos irmãos Carlos Henrique da Silva(Carlos do Táxi)  e José Renato da Silva. Serão 20 motociclistas, e uma caravana de familiares que os acompanhará nos automóveis. Carlos de Oliveira participou de todas as romarias e desta vez viajará de caminhão para dar socorro aos romeiros e  levará com ele  a esposa Patrícia Cardoso de Oliveira, a filha Celeste Oliveira e o filho Otávio de Oliveira. Nos dois primeiros anos não teve equipes de apoio. Hoje uma estrutura  com muita organização foi montada proporcionando conforto aos romeiros. O percurso requer muita atenção dos motociclistas, portanto é preciso  muita cautela para que a viagem seja tranqüila.

Matéria de Vítor Eugênio.



domingo, 19 de setembro de 2010

Cancans 3 X 0 Furnas e União Clube 3 X 1 Barreiro, sendo 7 gols nos dois jogos

 

    Hoje dia 19 de Setembro de 2010 foram realizados  dois  jogos no estádio Municipal José Filizale valendo pelo  XXVII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicínea. Às 14 horas os Cancans fez 3 a zero nas Furnas e embolou a chave. Os Cancans atacou primeiro, numa triangulação de Janilson Tarturuga, Felipe e Rafael, Rafael dentro da pequena área chutou pra fora. Marcelino roubou a bola lançou Tiago que dribou três adversários e chutou  mas o goleiro Maribondo defendeu. Itamar chutou forte e o goleiro Turino das Furnas tirou para escanteio.Tiãozinho recebeu lançamento de Juninho  na entrada da área e chutou pra fora. Renato dos Cancans  dribou vários adversários rolou para Itamar o atacante chutou bem mas Turino defendeu. No segundo tempo os Cancans veio determinado e logo no início Janilson Tartaruga em jogada  individual invandiu a área chutou mas Turino defendeu. Renato dos Cancans arriscou com um chute de fora da área,  mas Itamar dominou a bola  e fez 1 a zero Cancans. Tiãozinho rolou a bola  para Tiago que chutou mas Maribundo defendeu. Lecão  bateu falta,  bem colocado o goleiro Maribondo tirou para escanteio. Felipe cruzou a bola e Itamar de cabeça fez 2 a zero para os Cancans. Novamente Felipe invadiu a área, foi derrubado e o árbitro marcou  pênalti. Aos 40 minutos do segundo tempo  entrou em campo o  jogador mais veterano do campeonato  com 57 anos de idade e com faro de gol, o artilheiro Saulo em  seu primeiro lance bateu o penalti  e liquidou a fatura. Juninho das Furnas foi expulso aos 42 minutos do segundo tempo. Placar final: Furnas 0 X 3 Cancans.
     As 16 horas o União Clube fez 3 a 1 no Barreiro. Geovani bateu escanteio a bola bateu na  trave e no rebote Cristian fez 1 a zero para o União Clube. O Barreiro buscou o empate  pouco depois, Mirtinho cruzou a bola e Pimba de cabeça fez um golaço. Mas Pimba se desentendeu com Eder Porco do União Clube e os dois foram expulsos. O Barreiro passou a jogar somente com 9 jogadores, pois entrou em campo com apenas 10  jogadores. Marcelo Vinicius bateu falta e o goleiro Cristiano do Barreiro espalmou para escanteio. Geovani recebeu o lançamento de João Marcos chutou bem mas novamente o goleiro do Barreiro tirou para escanteio. No segundo tempo, Cristian chutou de fora da área, a bola foi rasteirinha no cantinho esquerdo e Cristiano não pode fazer nada, União Clube 2 a 1. Mirtinho carregou a bola e chutou da  linha de fundo e quase surpreendeu o goleiro Zita do União Clube, mas a bola foi pra fora. Marcelo Vinicius recebeu lançamento de Tevez invadiu a área dando números finais à partida. Placar final: Barreiro 1 X 3 União Clube.
     Arbitragem dos jogos: Carlos Alberto, Valmir de Azevedo, Luis Carlos Damasceno e Delegada das partidas: Renata Araújo Pereira. No Orkut a Comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, escolheu os melhores da rodada e fez a enquête com  os destaques Lecão e Juninho das Furnas, Itamar e Jenilson Tartaruga dos Cancans, Cristiano e Mirtinho do Barreiro, Roger e Cristian do União Clube.
Matéria de Vítor Eugênio.




sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Associação de Moradores do Planalto, Primavera e Glória é recolhecida como de utilidade pública estadual




     A Associação dos Moradores dos Bairros Jardim Primavera, Jardim Planalto e Glória (APPG) com sede no Município de Ilicínea é uma  entidade  de direito privado, sem fins lucrativos, tendo por escopo atuar em favor do desenvolvimento da comunidade e a conseqüente melhoria da qualidade de vida de seus membros. A APPG,   foi fundada em 24 de março de 2005 e  tem como  fundadores e primeiros diretores : João  Messias da Silva, João Batista Vilela de Oliveira, Valdir Aparecido da Silva, Maria Cleusa de Oliveira, Antônio Nilton de Paula, Daniel Gonçalves, Jorge Luiz da Cunha, Valdeci Rosa, Maria do Rosário Costa Ferreira e Francisca Nazareth Silva. O primeiro presidente da Associação foi  João Messias da Silva.
     A entidade tem por finalidades: integrar e dinamizar as ações da comunidade, promovendo os vínculos de solidariedade e cooperação e solidificando o espírito associativo;  representar a comunidade perante órgãos públicos e privados, objetivando obter respostas para as demandas e carências detectadas; exigir o equacionamento das necessidades e problemas dos moradores, a partir de dados sobre sua situação socioeconômica e cultural; cadastrar as famílias residentes em sua área de atuação; conscientizar a população de suas potencialidades; executar tarefas de relevante interesse público, funcionando  como agente do processo de desenvolvimento da comunidade; ser instrumento de formação, educação e conscientização de jovens e adultos; promover e defender os direitos humanos; divulgar e incentivar a cultura, o esporte e o lazer; proteger o meio ambiente; combater a fome e a pobreza; proteger a saúde,  a família, a maternidade, a infância, a adolescência e os idosos; defender o direito da moradia.
     A Associação é administrada pela Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A atual diretoria foi eleita em 12 de junho de 2009 com mandato até junho de 2011 sendo formada  pelos membros:  Presidente: Antonio Marcos Borges da Silva; Vice-presidente: Francisca Nazaré Silva; 1º tesoureiro: Antônio Nilton de Paula; 2º tesoureiro: Patrick Elias Bárbara; 1º secretário : Ranielli Helena Rodarte; 2º secretário: Hébil Carlos da Silva. O Conselho Fiscal: Alcino Juvêncio e Bruno Miguel Alves sendo suplentes do Conselho Fiscal André da Costa e João Batista Vilela de Oliveira. A APPG  dispõe de  um lote á  rua José Leopoldino  Mendes e o atual  presidente Antonio Marcos Borges da Silva e a diretoria  da associação tem como desafio construir a sede própria da entidade com objetivo de implantar um telecentro comunitário para ministrar palestras e cursos de capacitação profissional, dentre eles: cursos de violão, artesanato e informática  como meio de promover  a integração da comunidade.
     Em 08 de julho de 2010, o Diário do Executivo ¨Minas Gerais¨ publicou o ato de interesse da Associação com  o seguinte comunicado da Assembléia Legislativa do Estado de Minas Gerais:  A Lei Estadual número 19023/2010, de 7 de julho de 2010, no artigo 1º foi declarada de utilidade pública estadual a Associação dos Moradores dos Bairros Jardim Primavera, Jardim Planalto e Glória(APPG) com sede no Município de Ilicinea, com isso a entidade poderá receber recursos destinados diretamente do Estado de Minas Gerais.


Matéria de Vítor Eugênio


domingo, 12 de setembro de 2010

Mato Grosso fez 1 a zero no MAI e Bela Vista empatou com o Itacy




     Dois jogos movimentaram a tarde de 12 de setembro de 2010 no estádio Municipal José Filizale valendo pelo XXVII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicinea. As 14 horas o Bela Vista empatou com o Itacy e ainda tem chances matemáticas de se classificar, para isso depende de uma vitória contra o  Macaquinho  desclassificado  e ainda torce pela derrota do concorrente Itacy  que joga as fichas contra a já classificada  Cachoeirinha. Bela Vista e Itacy fez um jogo movimentado e a equipe do Itacy apresentou como reforço  padre Camilo, um dos Sacerdotes do distrito que esteve no estádio e  não participou do jogo já que tinha compromissos na agenda de hoje. A equipe do Itacy começou dominando o jogo,  Diego chutou de fora da área o goleiro Deiver do Bela Vista soltou a bola no rebote  Zé Vagner fez 1 a zero Itacy. Após tomar o gol o Bela Vista acordou  teve mais posse de bola passou a ameaçar, enquanto o Itacy explorava os contrataques. Weider arriscou 4 chutes fortes de longe duas delas o goleiro César do Itacy defendeu bem. Zagalo recebeu a bola impedido fez o gol, mas  foi anulado. Derrama do Bela Vista respondeu com um chute forte e  César rebateu bem. Em lance de contrataque  Kaik chute forte a bola bateu na trave e na sobra  Zagalo fez 2 a zero Itacy. No fim do primeiro tempo Everaldo Ananias dribou o adversário e rolou para Endinho Ceara que chutou  e fez o primeiro gol do Bela Vista. No segundo tempo o Bela  Vista tomou iniciativa Weider chutou  de longe e o goleiro César espalmou para escanteio. Endinho Ceará recebeu a bola na meia  direita foi dribando e quase na entrada da área Ronaldinho  parou a jogada com falta e foi expulso ao levar o segundo cartão amarelo. A resposta do Itacy foi num contrataque, Zé Vagner recebeu a bola no meio campo foi em velocidade com direção ao gol, invandiu a área mas chutou para fora. Minutos depois Endinho Ceará rolou para Derrama que dribou o zagueiro e empatou o jogo. Clima ficou quente , o jogador Roni Von e os diretores do Bela Vista Wilson Lopes e Jair Pimenta foram expulsos. PLACAR FINAL:  Bela Vista 2 X 2 Itacy.
    As 16 horas outro grande Clássico sinalizando o equilíbrio da chave. O  Mato Grosso fez 1 a zero no MAI. No primeiro tempo o MAI teve mais posse de bola, Patrick chutou forte duas vezes, uma pra fora e a outra o goleiro Grude do Mato Grosso rebateu para escanteio. ´No contrataque  Marcelinho do Mato Grosso  partiu com velocidade, recebeu falta próximo a grande área, Willian bateu a falta sem aproveitamento. Tom chutou de longe novamente Grude espalmou para escanteio. No segundo tempo o Mato Grosso tomou iniciativa e encaixou boas jogadas,  primeiro Luciano chutou forte e o goleiro Roni do MAI  defendeu, depois  Willian chutou forte a bola explodiu no peito do goleiro Roni mas Tiago Ferreira não aproveitou o rebote. Pop tentou  de longe sem aproveitamento.Marcelinho recebeu lançamento de Willian  cruzou rasteirinha e Tiago Ferreira na pequena área  quase abriu o placar. Marcelinho  deu o passe para Tiago Ferreira desta vez ele  invadiu a área e fez 1 a zero Mato Grosso. O MAI  partiu pra cima tentando o empate, mas  Grude do Mato Grosso fez 3  grandes defesas. Na primeira Pop cobrou escanteio Ditinho de cabeça o goleiro defendeu tirando a bola  da área na sobra Tom chutou e Grude defendeu. Patrick lançou a bola Mascote dentro da  pequena área cabeçou mas Grude novamente defendeu. Marciel do Mato Grosso entrou no jogo no segundo tempo e foi expulso aos 40 minutos.  
     Arbitragem da rodada: Maurício Alves, Alexandre Batista Abreu, Luis Carlos Damasceno, e a delegada da partida, Ana Lúcia Mendes. No orkut a Comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, escolheu os melhores  da rodada e colocou em votação a enquête com  os destaques : Endinho Ceará e Weider do Bela Vista, Diego e Zé Vagner do Itacy, Cássio e Patrick do MAI ,  Grude e Willian Brito do Mato Grosso.
Matéria de Vítor Eugênio.










sexta-feira, 10 de setembro de 2010

1º Encontro de Motociclistas de Ilicínea

 

     Fim de semana com show e  muita adrenalina no  Clube Social Ilicinense  onde será realizado o 1º Encontro de Motociclistas de Ilicinea. A festa começa hoje   Sexta-feira dia  10 de Setembro   e termina  Domingo dia  12  de setembro de 2010. O evento promete movimentar a cidade   com a participação de no mínimo 200 motoqueiros de Ilicínea e região, além da apresentação de acrobacias  incríveis com a  equipe de motoqueiros Domínio Vertical de Varginha .
     Veja a agenda: - Hoje  Sexta-feira dia 10 de Setembro entrada franca e música  com dois ambientes, às 22 horas   o  show de Tiago e seu Teclado e na  seqüência  muita agitação com o DJ Sô Madruga.  -  No sábado dia 11 de Setembro bilheteria cobrando  ingressos  com  sorteio de uma moto 0 km  e  música em  dois ambientes,  às 22 horas  show de Picasso e Pierre e mais tarde animação por conta de  DJ  Robinho  de Passos. – No  Domingo entrada franca a partir das 13 horas  apresentação de   um fantástico  show de acrobacias de motoqueiros com participação especial da Equipe Domínio Vertical da Cidade de  Varginha. O evento é organizado por LG Produções Artísticas de Luciano Garcia (Luciano do Forro) com apoio   de Otávio Motos do casal  Carlos de Oliveira e Patrícia Cardoso de Oliveira.

quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Radio Rainha da Paz FM 7 anos de sucesso em Ilicinea



       A Associação Radio Difusão Rainha da Paz FM completou ontem  7 anos de sucessos em Ilicinea. A emissora  sorteou  vários brindes aos ouvintes e  José Bernardes  de Andrade( Zé Prexedes) apresentou  um programa especial Moda de Viola com shows ao vivo com  cantores locais e da região das 18  as 22 horas. O primeiro presidente da entidade foi Warlei Silva, sendo um dos fundadores Monsenhor Francisco Figueiredo como consta no  livro de Atas de Fundação. O atual presidente da entidade é Hornei Bernardes Justino e a equipe de locutores  é  formada  por Pedro Martins, Valdir Santos e Maria do Socorro Andrade.  
        Em 1º de Outubro de 2002, foi aprovado no Congresso Nacional  o Ato a que se refere a Portaria 1978, autorizando a Associação de Rádio Difusão Rainha da Paz a executar o serviço de radio difusão comunitária  na cidade de Ilicínea. Em 23 de Maio de 2003 a emissora recebeu a Licença Provisória até  a  Licença Definitiva que foi emitida em 01 de Março de 2005.  Em 07 de Setembro de 2003, foi inaugurada a Rádio  Rainha da Paz FM no canal 200  freqüência 87,9  com sede à  rua Tiradentes 800,  funcionando das 5horas às 22 horas com os  programas musicais apresentado pelos primeiros  locutores: Vitor Pedro de Oliveira, Juliano Cardoso, Valdeci de Oliveira e Luis Antônio Silva, sendo membros da  diretoria : presidente; José Bernardes de Andrade, vice-presidente; Sebastião Perez Moscardini, Secretária; Jureceu Borges Moscardini, Tesoureiro; Luiz Antônio Messias; Conselho Fiscal: Monsenhor Francisco Figueiredo, Gilson Romeu de Andrade e Ruiter Viana Lemos, suplentes do Conselho Fiscal: Ramon José Mendes e Sebastião Saulo de Andrade.
    Várias emissoras que foram ao ar em Ilicinea não conseguiram autorização para continuar o serviço de radio difusão são elas : em 1975 Radio Cruzeiro do Sul de José Bernardes de Andrade(Zé Prexedes) e Luis Antônio Delfino( Luis do Telefone) , em 1980 Rádio Ouro Branco Ilicinea de João Monteiro de Sá(Monteiro) em 1999 Rádio Congonhas FM de Nirlei Cristiani e em 2001 Rádio Santa Maria FM de Pedro Rezende e Diego Resende. Somente  duas emissoras conseguiram a Concessão definitiva são a  Rádio Aparecida do Sul desde 1988 completou 22 anos  em 12 de Agosto de 2010 e a Rádio Rainha da Paz Fm  desde 2003 e  completou 7 anos em  07 de Setembro de 2010.
Matéria de Vítor Eugênio.








domingo, 5 de setembro de 2010

Fluminense e Mendonça foram os vencedores da rodada



     Dois jogos no Estádio José Filizalle, valendo pelo XXVII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicinea. Ás 14 horas o Ájax perdeu de 2 a zero para o Mendonça. Desde o começo o Mendonça movimentou-se mais, enquanto o Ájax apenas tocava a bola e não conseguia encaixar um contrataque.  Primeiro lance de perigo, o lateral Elton do Mendonça lançou a bola na área e o goleiro Tiago do Ájax  saiu bem na bola retirando da área. Novamente o Mendonça no ataque Valtenir quase surpreendeu com um chute de fora da área, mas pra fora. Ájax no ataque Demétrio lançou a bola e Helder  tentou de  bicicleta , mas a bola subiu muito .  No segundo tempo no início do jogo o Ájax começou dominando o jogo, o Mendonça ficou preso em seu campo sem atitude. Beto do Ájax sofreu pênalti, o goleiro Tiago cobrou,  mas Silvio defendeu,  a bola sobrou para  Helder dentro da área e ele  não aproveitou a chance. Após o lance o Mendonça ganhou moral, Gute entrou no lugar de Eduardo e o ataque ficou mais veloz. Rovilson  recebeu lançamento pela esquerda cruzou na medida e Noé de cabeça fez 1 a zero para o Mendonça, Minutos depois Adriano recebeu lançamento em condições invadiu a área sem marcador,  dribou  o goleiro e fez o segundo gol do Mendonça .Placar final: Mendonça 2 X Ájax.
     Às 16 horas um jogo muito movimentado, o Fluminense fez 3 a 1 no Santa Luzia. Logo no início René chutou de longe a   bola desviou no adversário e Ademar não pode fazer nada. Fluminense 1 a zero. O Santa  Luzia estava mais presente no ataque, mas o Fluminense era mais objetivo. René bateu falta e Ademar defendeu. Logo depois Paulinho chutou de fora da área  e empatou o jogo em 1 a 1. Taffarel de falta fez Fluminense 2 a 1. Santa Luzia no ataque Elvécio  fez duas grandes defesas em seguida, a primeira de  Carrerinha e no rebote Juju  chutou de cara com o goleiro. No segundo tempo o  Santa Luzia veio disposto a mudar o placar, Tales chutou forte a bola bateu na trave e foi pra fora.  Weverton  bateu escanteio Willian de cabeça  mas pra fora. Fluminense apenas explorando os contrataques, Ró  fez o lançamento e Tico fez o terceiro do Fluminense. Ai foi uma seqüência de defesas de Elvécio. Começou com um chute cruzado de Carreirinha, depois Rodrigo na pequena área, Elvécio  no reflexo jogou  para escanteio. Na seqüência do lance após cobrança do escanteio a bola sobrou para Talles que bateu forte o goleiro novamente  espalmou para escanteio. No contrataque Ró do Fluminense  chutou no cantinho Ademar jogou para escanteio. No último grande lance do jogo o goleiro Ademar bateu falta e Elvécio  fez outra defesa importante. Placar final Fluminense 3 X 1 Santa Luzia.
      Arbitragem dos jogos: Carlos Alberto, Fabiana Vilas Boas e Ana Lúcia  Mendes. Fabiana apitou o jogo  Ájax e Mendonça Carlos Alberto e Ana Lúcia foram bandeiras. Carlos Alberto apitou o jogo Santa Luzia e Fluminense, Ana Lúcia e Fabiana atuaram como bandeiras. Fato inédito em Ilicínea  duas mulheres juntas na arbitragem dos dois jogos. A Comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, escolheu os destaques da rodada e  colocou em votação na enquête os jogadores: Nirlei e Helder do Ájax, Silvio e Noé do Mendonça, Talles e Paulinho do Santa Luzia, Elvécio e Tico do Fluminense.
Matéria de Vítor Eugênio
















    

quinta-feira, 2 de setembro de 2010

1º Encontro da Família Ginicos em Ilicínea




   Domingo dia 05  de setembro de 2010 será realizado o 1º encontro da Família Ginico no Clube Social Ilicinense. O objetivo do encontro é fortalecer os laços familiares deixados pelos antepassados com uma confraternização histórica em Ilicinea. Além das crianças, 200 pessoas  adultas  já  confirmaram  presença  através  dos  convites. Confira  a  programação: 9 horas credenciamento e recepção; 10 horas café; 11 horas Missa solene celebrada pelo padre Antônio Vieira Barbosa de  Guapé; 12 horas apresentação das oito famílias; 13horas almoço; 14 horas churrasco e muitas cervejas , às 15 horas bolo para criançada e  show com música ao vivo.
    João Ferreira de Oliveira(Ginico) casou-se com Alvina Leopoldina de Jesus e tiveram oito filhos, dos quais cinco homens e três mulheres: 1º José Vitor de Oliveira casou-se com Helena Rosa de Jesus;  2º Maria Alvina de Oliveira(Tia Lilia) casou-se com José Pimenta Alvarenga (Zé Chiquinha);  3ºJoão Ferreira de Oliveira    casou-se    com  Geralda de Melo; 4º Antônio Ferreira de oliveira casou com Maria de Lourdes de Melo; 5º Alvino Ferreira de oliveira(Tio Negrinho) casou-se com Teresa Emilia de Jesus; 6º Sebastião Ferreira de Oliveira casou-se Antônia Gonçalves de Oliveira; 7º Marcília Alvina de Oliveira casou-se com José Pio da Silva; 8º Maria Izilda de Oliveira (Tia Fia) casou-se com Sebastião Vilela da Costa. Todos já falecidos, exceto as noras Antônia Gonçalves de Oliveira e Maria de Lourdes de Melo que serão homenageadas no evento. Deixaram aqui na terra seus descendentes espalhados pelo Brasil afora e agora se unirão para confraternizar e orar pelos saudosos antepassados.
       A influência dos Ginicos em Ilicinea é percebida em todos os cantos da cidade. Pois é fácil encontrar um descendente ou alguém que entrou na família. Estão presentes no Hospital, na Vila Vicentina, na Emater, nos Correios, nos campos de futebol, na política, na CAPEBE, na COOPAPI, no Sindicato do Trabalhador Rural, na Creche São Vicente de Paulo, no Pólo UAB de Ilicinea, nas confecções, na Policia Militar, na APAE, na agricultura, nas construções, nas prestações de serviços, nas escolas sendo vários profissionais do ensino, na prefeitura em diversas áreas de trabalho (saúde, administração, educação, transportes e serviços gerais) na Igreja Católica (Ministros da Eucaristia, Coroinha, representantes das Pastorais e Movimentos), nas Igrejas Evangélicas(  Diáconos e Obreiros em Ilicínea e Pastores em Campinas- SP), e no  comércio em geral dos quais alguns são proprietários.
Matéria de Vítor Eugenio.