terça-feira, 31 de agosto de 2010

31 de Agosto dia do blog



       31 de agosto  é uma data muito importante para todos nós que gostamos de escrever, é o dia internacional  do Blog.  Jorn Barger, inventou o primeiro blog (hoje são mais de 120 milhões deles), mas ao contrário de outros pioneiros da Internet, ele não ficou milionário .Considerado como um pequeno site o blog é um  diário online no qual publica histórias, idéias ou imagens. Com  objetivo de mostrar ao mundo o que acontece de bom em Ilicínea lancei este blog  em 02 de novembro de 2009, tendo como foco principal o Campeonato Municipal de Futebol de Ilicinea. Hoje ele divulga tudo de positivo que acontece em Ilicinea, mostrando a história da cidade com uma série de matérias diversificadas  que atrai a cada dia mais leitores.

     As duas primeiras matérias foram lançadas em 02 de novembro de  2009 e contaram as  histórias dos jogos da  segunda fase do Campeonato Municipal de futebol Amador de Ilicinea: a primeira matéria com o título: ¨Fluminense venceu o rival Ceni no maior clássico de Ilicinea com o placar de 3 a 2¨ ( jogo realizado em  25/10/2009  ) e a segunda matéria lançada no mesmo dia teve como  título:  ¨Mendonça fez 1 a zero na Serrinha  num jogo de muita superação¨( jogo realizado dia 01/11/2009). O futebol até então era  divulgado com mais intensidade no orkut  na  Comunidade ILICINEA FUTEBOL com pesquisas sobre os melhores jogadores da rodada. Tanto a Comunidade quanto o blog  criados por Vítor Eugênio são dois grandes parceiros que divulgam Ilicinea no mundo inteiro.
    Hoje a  Agência Congonhas de Notícias, blog  com matérias escritas por Vítor Eugênio completou 72 artigos e  conta com  mais colaboradores. Minha esposa Roseny  é conselheira e Lucinea Santos é a fotógrafa oficial.Outros leitores e seguidores  cedem  fotos casualmente, além de sugerir matérias.  A Casa da Cultura Doutora Suely Vilela, considera a Agência de Noticias como um documentário  de grande utilidade servindo de fonte de pesquisa para alunos das escolas de Ilicínea. As matérias divulgadas são elaboradas sem cunho político, religioso ou tendencioso, simplesmente  baseada em fatos verídicos que são comprovados através de documentos e reforçadas com entrevistas.  Outro detalhe, a maioria das matérias eu estou participando do evento e sou prova viva de aquele fato realmente aconteceu ou está acontecendo. No futuro, Vinicius Eugênio, meu filho assumirá a responsabilidade de continuar este projeto, já que hoje ele também colabora com algumas fotos. Com apenas 10 anos ele também tem um blog e em breve estará preparado para escrever artigos enriquecendo ainda mais nosso trabalho. Obrigado  a todos os leitores, incentivadores e colaboradores.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos Lucinea Santos e Vinicius Eugênio                               

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Policia Militar de Ilicinea apresentou o projeto de Policia Comunitária nos bairros da cidade


  
   Dia 24 de Agosto de 2010, ás 19horas na Escola Municipal Professor Ismael Silva, comandantes da Policia Militar de Ilicínea, reuniram-se pela primeira vez com moradores e membros da Associação de Bairros Glória, Planalto, Jardim Primavera e São Benedito, com objetivo de apresentar  o projeto  ¨Rede de Vizinhos com Segurança¨ que será implantado inicialmente nas comunidades relacionadas. O sargento Vítor Sérgio Ferreira é o responsável pelo projeto que é baseado na solidariedade entre vizinhos e na participação comunitária. A palestra mobilizou a comunidade que concordou com a proposta apresentada e novas reuniões aconteceram para implantar definitivamente e colocar em prática o projeto mais conhecido como Policia Comunitária.

     Estiveram presentes na palestra 14 moradores dos bairros onde será implantando o projeto sendo eles: Vítor Eugênio de Melo, Antonio Marcos Silva(Nenen), Alcino Juvêncio, Israel Baltazar Costa, Cícero Donizete Oliveira, Waldemar Jose da Silva, Francisca Nazaré Silva, Daniel Vítor da Costa, Daniel Araújo, Maria Augusta Silva, Eduardo Donizete da Silva, João Batista Vilela Oliveira, José Ronaldo Alves, Deusdete Bárbara, e uma equipe da Policia Militar composta pelo comandante do destacamento de Polìcia Militar de Ilicínea, sargento Edivaldo Pereira da Silva,  sargento Vítor Sérgio Ferreira e o soldado Regisley Juliano de Oliveira.
     A idéia central do projeto apresentado pela Policia Militar baseia-se na premissa de que tanto a polícia como a comunidade, precisam trabalhar juntas, como parceiras iguais, para identificar, priorizar e resolver problemas contemporâneos como o crime, drogas, sensação de insegurança, desordens sociais e físicas e enfrentar a decadência dos bairros, tomando medidas autoprotetivas com o objetivo de melhorar a qualidade de vida na comunidade. A integração polícia  e comunidade é fundamental para o sucesso do projeto, pois possibilita uma estratégia operacional de atuação da policia direcionada.
     O projeto¨Rede de Vizinhos com Segurança¨ é o conjunto de moradores do bairro, agrupados em laços de ate 5 residências circunvizinhas. Como a rede é entrelaçada, uma residência poderá pertencer a dois grupos. O principal objetivo de cada laço é a integração de todos os componentes para a atuação de forma mútua e comprometida. Com isso é necessário conhecer  o seu vizinho, seus contatos e hábitos. A rede bem estruturada pode proporcionar condições mais adequadas para a discussão de problemas com maior complexidade facilitando  a tomada de decisões.
Matéria de Vítor Eugênio.

Fotos Lucinea Santos

domingo, 29 de agosto de 2010

Águas Verdes fez 4 a 3 na Serra Verde de virada e Cachoeirinha fez 10 a zero no Macaquinho



       No Estádio Muncipal José Filizalle valendo pela 5ª rodada do XXVII Campeonato Municipal de Futebol de  Ilicinea dois jogos com 17 gols. As 14 horas a equipe das Águas Verdes virou o placar depois de estar perdendo de 3 a 1 para Serra Verde. Nos 20 minutos iniciais de jogo depois de  três ataques seguidos  das Águas Verdes a Serra Verde respondeu com 3 lances de perigo. Num deles Vinicius de frente pro gol, obrigou Jorge Higuita a fazer grande defesa. Na quarta tentativa da Serra Verde Alemão foi derrubado na área , pênalti que ele mesmo bateu e converteu Serra Verde 1 a zero. Na resposta das Águas Verdes Wender sozinho com o goleiro Otávio despediçou a chance do empate. Logo depois Erick ampliou o placar para Serra Verde  2 a zero. No segundo tempo as Águas Verdes partiu buscando o empate, Rafael lançou a bola na área e Wender fez o primeiro gol das Águas Verdes. Na seqüência Altivo cobrou escanteio no rebote Altivo tentou um cruzamento que foi direto para a rede adversária Serra Verde 3 a 1. A equipe da Serra Verde cansou, as mudanças não surtiram efeito, o adversário aproveitou a oportunidade , Maicon lançou na área e Rafael Figueiredo de cabeça fez o segundo gol das Águas Verdes. Gleino chutou de longe Otávio rebateu a bola nos pés de Rafael Figueiredo que empatou o jogo 3 a 3. Faltou gás para Serra Verde e sobrou raça para Águas Verdes, quando Paulo Henrique invadiu a área e tocou na saída do goleiro Otavio liquidando a fatura.  Placar Final : Serra verde 3 X  4 Águas verdes .
     As 16 horas a Cachoeirinha fez 10 a zero no Macaquinho e se classificou antecipadamente para  próxima fase com 15 gols de saldo positivo em dois jogos. O jogo marcou estréia do armador João Paulo da Cachoeirinha que estava contudido. No inicio do jogo João Paulo, Caieira e Duani trocaram passes até que a bola chegou em Andinho que de fora da área fez 1 a zero. Kaeira cruzou Tunico de cabeça fez 2 a zero. Marcelino cobrou a falta,  o goleiro Ronaldo do Macaquinho soltou a bola nos pés de Tunico que fez 3 a zero.Duane bateu falta e João Paulo de cabeça 4 a zero. Duane cobrou escanteio e Tunico fez 5 a zero placar final do primeiro tempo. Aos 34  minutos Duane levou uma bolada no olho e foi substituído por Cavaco. A equipe do Macaquinho chegou no ataque no primeiro tempo por apenas 3 vezes e  sem sucesso. A Cachoerinha fez 4 substituições no segundo tempo, e continuou marcando gols. Após várias trocas de passes, Nortista cruzou e cavaco fez 6 a zero. Enquanto isso o Macaquinho respondeu com Genilson de cabeça e novamente sem sucesso. Na troca de passes Andinho fez 7 a zero. Kaeira de fora da área fez 8 a zero. Marcelino de falta fez 9 a zero e Cavaco de fora da área fechou o placar : Cachoeirinha 10 X  0 Macaquinho. Arbitragem dos Jogos: José Gilberto, Mauricio Alves e Fabiana Vilas Boas. Mesária  e delegada : Ana Lucia Mendes
   No orkut a Comunidade Ilicinea  Futebol 2010 escolheu os destaques da rodada e colocou   a enquête em votação com os nomes:  Vinicius e Antônio Amorim da Serra verde, Wender e Bruno  das Águas Verdes, Paulo Bilinho e Bruno do Macaquinho, Buiu  e Andinho da Cachoeirinha.
Matéria de Vítor Eugênio.














sábado, 28 de agosto de 2010

1º Encontro de Casais com Cristo em Ilicínea



    0  1º Encontro de Casais com Cristo promovido pela equipe do ECC de Boa Esperança na Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicínea começou dia 27 de agosto e terminará  dia 29 de agosto de 2010. O Encontro acontece na quadra da creche São Vicente de Paulo. As Celebrações Eucarísticas do fim de semana que normalmente acontecem no local,foram transferidas para Igreja Nossa Senhora Rainha da Paz. Para realizar o encontro o ECC, promoveu vários movimentos para arrecadar fundos, dentre eles galinhada, feijoada, leilão beneficente, além de campanha para arrecadar café. São coordenadores do ECC na paróquia o Antônio Geraldo Vilela e sua esposa Sandra Maria Ferreira Vilela. Todo último sábado do mês a  Celebração Eucarística conta com a participação dos casais do ECC.
     O Encontro de Casais com Cristo é um serviço da Igreja Católica, da Pastoral Familiar, em favor das famílias; aprovado pela CNBB, para evangelizar a família. Teve origem em 1970, na Paróquia Nossa Senhora do Rosário, na Vila Pompéia, em São Paulo, por iniciativa do Padre Afonso Pastore. O ECC é ainda um serviço que procura apresentar aos casais uma visão clara e vivêncial do Evangelho de Jesus Cristo e da Igreja, por meio de seus Documentos e Encíclicas, e da sua Doutrina Social. A evangelização do matrimônio e da família é missão de toda a Igreja, em que todos os fiéis devem cooperar segundo as próprias condições de vocação. Marido e mulher têm a oportunidade de refletir sobre vários aspectos da vida conjugal. Palestras, depoimentos e dinâmica de grupos fazem parte do processo. Mais de dois milhões de casais em todo Brasil já participaram do ECC.
    O Encontro de Casais com Cristo é um trabalho religioso voltado a casais e a instituição do matrimônio e foi idealizado para ser desenvolvido em três etapas distintas, indispensáveis e  relacionadas entre si, cada uma com características e finalidades próprias. Uma  etapa prepara a outra e deve ser observada a partir de um crescimento de seus integrantes e de suas comunidades.
    A 1ª etapa: o Encontro Evangelizador e  Missionário¨, é o despertar, é o chamamento aos abandonados. A 2ª etapa: ¨Reencontro¨  catequético, é o aprofundamento, uma proposta de compromisso, usa a reflexão e é para os engajados e para os que desejam se engajar. A 3ª etapa: o  ¨Compromisso¨ transformador,  é para os que buscam mudar as estruturas injustas da nossa sociedade.
Matéria de Vitor Eugênio.





quinta-feira, 26 de agosto de 2010

APAE de Ilicínea comemora a Semana Nacional da Pessoa com deficiência Intelectual e Múltipla


    

     O movimento Apaeano comemora a Semana Nacional do Excepcional desde sua instituição em 1964, como espaço de compartilhamento interno e de interlocução com a sociedade em geral, visando a promoção humana e inclusão social da pessoa com deficiência. Anualmente os temas são atualizados, buscando a modernização das idéias e ações para o alcance de suas finalidades. Olhando para o futuro na busca de novas conquistas e atentos às mudanças que fazem buscar novos caminhos para melhoria de atendimento ao público, através de pesquisas realizadas pela Federação Nacional das Apães confirmou a ¨Semana Nacional do  Excepcional¨ como sendo a  ¨Semana Nacional da Pessoa com deficiência intelectual e múltipla¨.

     O uso termo excepcional foi recomendado para substituição desde a década de 70 no relatório de Warnock, importante  estudo realizado no Reino Unido. Em seu lugar, a expressão necessidades educacionais especiais foi indicada, acolhida na Declaração de Salamanca nos anos 90. Por sua vez, a expressão deficiência intelectual foi empregada em substituição à deficiência mental nas discussões e no texto de Declaração de Montreal sobre Deficiência Intelectual em 2004.

     Atenção amor e carinho. Este é apenas um dos propósitos que a semana especial pretende proporcionar aos assistidos da Apae. Com o tema: Autogestão e Autodefensores: Conquistando caminhos para ser e conviver  ¨A rede Apae(Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) pelo Brasil afora  organiza entre os dias 21 a 28 de agosto de 2010, diversas atividades alusivas a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A diretora da Apae de Ilicínea Lucinea Santos, destacou  que a semana tem grande importância para a instituição, e confirmou a presença  dos alunos e funcionários numa palestra ministrada por FURNAS além da participação  na Celebração Eucarística. Zuleide Marques proprietária da pizzaria Bella Itália convidou os alunos para um rodízio de pizzas doado por ela  em comemoração a semana. Sexta-feira dia 28 de agosto encerra com uma confraternização entre alunos dos dois turnos na APAE Santos Anjos em Ilicínea. 

     Atualmente, as APAEs  estão presentes em mais de 2 mil municípios brasileiros, constituindo-se no maior movimento comunitário do mundo. O nome escolhido para a primeira entidade no Brasil, em 1954, a do Rio de Janeiro, foi Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais, ou abreviando, APAE. O nome e a sigla não só permaneceram os mesmos até hoje, como se transformaram em sinônimo de credibilidade, doação, amor e competência. Em 1962, houve uma assembléia das APAEs, até então existentes e foi criada a Federação Nacional das APAEs.
Matéria de Vitor Eugenio.
Fotos: Lucinea Santos

Fonte:   Federação Nacional das  APAES



segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Peregrinos de Ilicinea e região foram apé ao Santuário de Aparecida do Norte


    
  Romeiros de Ilicinea e Guapé se uniram aos romeiros de Cristais e Campo Belo na 19 º Romaria a pé de Cristais com destino a Aparecida do Norte, caminhando cerca de 370 km de 12  a 22 de Agosto. 20 romeiros partiram de Ilicinea dia 12 de agosto de 2010 às 15 horas e 30 minutos e se encontraram com 70 romeiros vindos da cidade de Cristais no trevo de Campos Gerais na Br 265 município de  Boa Esperança, às  8  horas do dia 13 de Agosto de 2010.  A Missa do Envio em Ilicinea aconteceu ás 7 horas na Quadra da Creche São Vicente de Paulo e em Cristais  as 14 horas  na Igreja Matriz  Nossa Senhora da Ajuda.
  
     Os romeiros passaram por várias cidades e no dia 21 de Agosto chegaram em Guaratinguetá, almoçaram jantaram e pousaram na cidade de São Frei Galvão. Dia 22 de agosto foram recebidos em Aparecida do Norte com uma Missa no Santuário de Aparecida às 8 horas e se reencontram com os familiares e às 15 horas retornaram  juntos nas caravanas  para as cidades de Cristais e Ilicinea no  Sul de Minas. Lucimara de Fátima  Amaral participa da romaria há anos, e levou contigo a sua filha Mariana Amaral que foi pela primeira vez. Neiva Cristiani  também fez a caminhada  de forma  inédita e relata com muita emoção a participação dela na peregrinação. Vítor Cassimiro de Carvalho aos 72 anos fez o percurso  8 vezes. Um sacrifício compensador como contou vários peregrinos que participaram da romaria.Uma caminhada baseada na fé e com muitas orações no percurso.
                                     
     A comissão organizadora formada na maioria por fiéis de Cristais tendo como presidente: Sebastião Raimundo; vice-presidente: Ciro Alves Barbosa; tesoureiro: Rosklin de oliveira; Secretários: Andréa e Chiquinho; cozinheiras: Lázara, Juliana, Keyla e Lourdes; coordenador de veículos, Nardelo Costa; coordenador de Barracas: Sebastião Neves Costa; bandeireiros: Joaquim Torquato, Chiquinho Brás, Toninho e Carlinho de Ilicínea. Responsáveis pelas incrições em Cristais: Andréa, Gislaine e Chiquinho e em Ilicinea: Lucimara de Fátima Amaral, Carlinho e Monaliza Vaneli.
     Conhecida mundialmente a Estância Turística-Religiosa de Aparecida recebe milhões de pessoas todo ano, vindas de todo canto do Brasil e do exterior. Entre as festas que movimentam a cidade estão a de São Benedito, que acontece após a Páscoa, e a de Nossa Senhora Aparecida, que acontece de 03 a 12 de Outubro, com uma novena festiva na Basílica Nova, movimentando toda a região do Vale Paraíba. No carnaval a cidade oferece retiros espirituais.Os católicos visitam Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil com objetivo de rezar, mas também exploram  outros pontos turísticos  relevantes.A cidade de Aparecida tem um comércio atrativo principalmente a feira , onde os romeiros compram roupas, brinquedos, imagens, produtos eletrônicos, acessórios em geral por um preço compensador.

Matéria de Vítor Eugênio .

domingo, 22 de agosto de 2010

Ajax venceu o União Clube no duelo da família

Dia 22/08/10 as 14 horas um jogo movimentado no estádio Jose Filizale valendo pela 4ª rodada do XXVII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicinea e o Santa Luzia venceu os Cancans com o placar de 3 a zero.Os Cancans começou com mais posse de bola, buscando mais o gol, Janilson Tarturuga bateu falta, a bola sobrou pra Diego dentro da área chutou e Ademar tirou para escanteio.Logo depois Weverton bateu escanteio Carrerinha aproveitou o rebote da defesa e fez Santa Luzia 1 a zero. Os Cancans respondeu, Tartaruga roubou a bola e saiu tabelando do meio campo, na entrada da área Diego bateu forte pra fora. Santa Luzia novamente no ataque Weverton  lançou a bola e Juju de cabeça quase ampliou o placar mas o goleiro Diescer fez boa defesa. No segundo tempo as equipes fizeram substituições, os Cancans voltou com boa movimentação em campo, Camilo cobrou falta e Ademar defendeu. Santa Luzia no contrataque Paulinho lançou Serginho que tirou o goleiro da jogada e fez o 2º gol do Santa Luzia, no lance o goleiro Diescer dos Cancans se machucou e foi substituído. Minutos depois Willian invadiu a área sofreu pênalti ele mesmo bateu e definiu placar: Santa Luzia 3 X 0 Cancans.

Às 16 horas um jogo entre irmãos com muita rivalidade União Clube de Éder Porco, Alan e Zita e o Ájax de Neidson, Nilvan e Nirlei. O Ájax que não disputou o torneio início porque teria desistido de disputar o campeonato segue firme na disputa, Neidson Ferreira assumiu a direção da equipe e renovou o plantel. O União Clube atacou primeiro, Vinicius recebeu a bola dribou a defesa adversária chutou forte na entrada da área o goleiro Tiago do Ájax defendeu. O Ajax retrucou, Helder também chutou forte e Zita bem colocado fez a defesa. Aos 20 minutos do 1º tempo Dudu cansou e foi substituído por Nenen que se machucou nos ultimo minuto da primeira etapa deu lugar a Neidson. No segundo tempo Rodrigo roubou a bola na defesa e lançou João Marcos, este fez um belo lançamento e deixou Vinicius em condições de fazer o gol. O zagueiro fez pênalti Vinicius bateu forte, mas o goleiro Tiago do Ájax defendeu e no rebote fez outra defesa evitando o gol de Geovani. Pouco depois Demétrio recebeu a bola avançou pela direita invadiu a área rolou a bola para Beto que virou e liquidou a fatura Ájax 1 a zero. No fim do jogo Éder Porco lançou Alberto que foi derrubado próximo a área. João Marcos  bateu a falta no cantinho o goleiro Tiago fez a defesa em dois tempos e no rebote Eder Porco fez o gol, mas não valeu estava impedido. Placar final Ájax 1 X 0 União Clube.

No orkut a Comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, escolheu os destaques da rodada e colocou em votação na enquête os jogadores: Janilson Tartaruga e Júlio César dos Cancans, Rodrigo e Serginho do Santa Luzia, Vinicius e Ivan do União Clube, Demétrio e Tiago do Ájax.
Matéria de Vítor Eugênio

E o vento voltou no mês do ipê florido


     A semana que acabou foi marcada com muito frio em Ilicinea, inclusive com geadas nas madrugadas de terça, quarta e quinta (17,18,19) de agosto de 2010, fato raro neste mês do ano na região.Para sorte dos produtores de café, a geada foi pouca  queimando  algumas lavouras mais baixas e os produtores de verduras  contabilizaram alguns prejuízos. As geadas que mais marcaram Ilicínea foram em 1979 e 1980, pois acabaram com as lavouras gerando um prejuízo enorme na cafeicultura. Meu pai Lázaro Eugênio de Melo conta que há mais ou menos 40 anos, geou forte também no mês de Setembro.
     Agosto é o mês do Ipê Florido, mas tem como principal característica a ventania, entretanto  este  ano o frio roubou a cena em Ilicínea e região, mas finalmente  o vento voltou para nos aliviar deixando o ambiente mais saudável.Também um mês seco e de pouca umidade, marcado por muitas queimadas ilegais e incêndios provocados por vândalos. As mudanças no clima acontecem porque somos irresponsáveis e estamos destruindo a natureza. Pelo mundo afora acompanhamos diariamente tragédias naturais que acontecem sinalizando que precisamos urgente buscar um novo rumo. Precisamos agir em favor da  natureza para que nós possamos usufruir tudo de bom que ela nos oferece.
      Um dia depois que fiz essa matéria venho lamentar que hoje dia 23 de Agosto de 2010 dia em que completo 42 anos às 22 horas e 40 minutos vou durmir preocupado com a natureza, novamente a mata nativa da Serra do Cruzeiro em Ilicínea está sendo destruída com fogo.Mas ainda há esperança, 20 voluntários já estão no local tentando controlador o fogo. Em Agosto de 2007, alguns na sexta-feira da mesma semana  da morte de Monsenhor Francisco Figueiredo vandalistas  atearam fogo nesta mesma Serra. É pena que o nosso Patrimônio Turístico está sendo covardemente destruído por irresponsáveis, e nós pagaremos um preço muito alto pela atitude de pessoas inconsequentes.
Matéria de Vítor Eugênio.
Foto de Lucinea Santos.




quinta-feira, 19 de agosto de 2010

Hospital São Vicente de Paulo de Ilicínea atendendo pacientes 24 horas por dia


      O Hospital São Vicente de Paulo de Ilicinea, fundado em 25/01/1976, em reunião de sua Assembléia Geral Extraordinária realizado em 27/04/2010, promoveu a alteração de seu Estatuto Social, tornando se uma associação civil de direito privado, filantrópica, sem fins econômicos e ou lucrativos, sendo um bem do povo do município de Ilicinea, com prazo indeterminado de duração, com sede nesta cidade a rua  2 de Novembro, número  41. Até a mudança do Estatuto, o Hospital atendia  como  uma instituição civil, beneficente e sem fins lucrativos, tendo como entidade mantenedora a Conferencia São Vicente de Paulo da Vila Vicentina de Ilicinea.  A Conferência administrava o patrimônio do Hospital aplicando as rendas, os recursos e eventual resultado operacional integramente no território nacional e na manutenção e desenvolvimento de seus objetivos institucionais.
     A Entidade tem por finalidade prestar serviços médicos hospitalares, através de profissionais componentes do seu quadro de funcionários e do corpo clinico, prestando assistência no campo da saúde, atendendo a clientela através de convênios, contratos, planos de saúde e atendimentos particulares, inclusive gratuita a pacientes carentes. No quadro social é constituído por associados que se classificam nas seguintes categorias, dependendo da contribuição material que fizeram, ou de serviços valiosos e relevantes que haja prestado a Entidade ou Comunidade: São os Benfeitores, Beneméritos e Contribuintes. 

       A Entidade é administrada pela Assembléia Geral, Diretoria e Conselho Fiscal. A Assembléia Geral é o Órgão Soberano da Entidade, constituída  pelos associados em dia com suas obrigações sociais, com as seguintes competências: eleger a Diretoria e o Conselho Fiscal e destituí-los; aprovar as contas da Entidade; alterar o Estatuto, parcial ou totalmente; decidir sobre a extinção da Entidade;  autorizar a aquisição e alienação  de bens imóveis ou direitos a eles relativos; aprovar a admissão de novos associados;  referendar e julgar recursos sobre a exclusão ou de outras decisões da Diretoria. Enquanto a diretoria será constituída por um Diretor Provedor, um vice-diretor provedor, 1º e 2º secretários e 1 e 2º tesoureiros com a competência de administrar a Entidade de acordo com o Estatuto. O Conselho Fiscal constituído de 3 membros efetivos e seus suplentes, eleitos pela Assembléia Geral com mandato coincidente com o da Diretoria , tem como uma das  atribuições fiscalizar o bom desempenho das atividades e operações da entidade bem como  acompanhar e fiscalizar as contas que serão aprovadas ou não  pela Assembléia Geral.
       No dia 23/05/2010/  na sede da Vila Vicentina em Ilicínea  aconteceu a eleição para nova diretoria  do hospital com  mandato de três anos, podendo ser reeleitos  por mais um período. A eleição ocorreu por aclamação e a chapa única composta  por: Presidente: Antonio Valentino Freitas, Vice-presidente Eldiney Ferreira de Sousa, 1º tesoureiro José Lourenço Vilela, 2º tesoureiro Warley  Silva, 1º secretária  Maria de Lourdes França, 2º secretário José Lau; o Conselho Fiscal:  Antonio Candido Sobrinho, Luiz Fernandes Pereira, Jose Milton de Oliveira.;  Suplentes  de Conselho Fiscal:  Ana Vita de Assis, Maria Emilia Lemos Maia e Antônio Alves Barbosa.  O presidente eleito recebeu da secretária do hospital Cristina de Freitas Oliveira Sousa algumas contas e relatórios da entidade.
     Idealizado  por Monsenhor Francisco Figueiredo, o hospital foi  construído com doações  da população e com quermesses  beneficentes,   atendendo  24 horas por dia gerando 16  empregos. São 6  médicos, sendo diretor clínico doutor Frank Luis Granero. A entidade conta com 15 leitos na enfermaria, 5 na pediatria, 2 apartamentos, uma sala de observação, 1 laboratório, Raio X e 1  bloco cirúrgico preparado para fazer pequenas cirurgias e cesária. Juntamente com o Hospital o pronto atendimento Municipal gerando mais 16 empregos mantido pela Prefeitura Municipal de Ilicinea. São considerados fundadores aqueles que participaram da Assembléia de Constituição da entidade e assinaram na respectiva ata, dentre eles  Monsenhor Francisco Figueiredo que  foi presidente da entidade desde a fundação até seu falecimento em 13 de agosto de 2007. O advogado  doutor  Walley  Isaias da Silva foi eleito presidente de  2007 a 2010. O atual presidente Antonio Valentino  de Freitas é o terceiro presidente da história do Hospital e terá 3 anos de desafios  a superar.
Matéria de Vítor Eugênio.

Fotos de Lucinea Santos

    


domingo, 15 de agosto de 2010

Mato Grosso empatou com Serra Verde com muita polêmica.


     Neste Domingo dia 15 de Agosto foi disputada a 3ª rodada do XXVII Campeonato Municipal de Futebol Amador de Ilicinea com dois jogos. As 14 horas o Itaci venceu o Macaquinho com o placar apertado de 2 a 1. O primeiro gol do jogo ainda no primeiro tempo Ronaldinho bateu a falta  a zaga do Macaquinho rebateu a bola , Batata dominou e de fora da área fez Itaci 1 a zero. O Macaquinho respondeu com um contrataque, Genilson Cruzou na medida, Paulo Bilinho cabeceou bem  mas, a bola caprichosamente bateu na trave. No lance Paulo Coutinho  ao disputar a bola com o goleiro levou a pior e foi substituído. No segundo tempo o Itaci voltou a pressionar e teve  um gol anulado. Novamente de falta, desta vez Batata  cobrou  a falta e Ronaldinho aproveitou o rebote da defesa e fez Itaci 2 a zero. O Macaquinho não desistiu, Bruno fez lançamento, Genilson aproveitou a falha da defesa adversária e o fez o gol do Macaquinho. Placar final: Itaci  2 X 1  Macaquinho.
     As 16 horas  Mato Grosso empatou em 1 a 1 com a Serra Verde num jogo forte e muito equilibrado.O Mato Grosso tomou iniciativa no primeiro tempo, Delei descia com perigo e antes de invadir a área sofreu falta que foi  cobrada por Willian  sem aproveitamento . Logo veio a resposta , impedido Alemão da Serra Verde fez um gol que foi anulado. Mato Grosso no ataque Luciano lançou para Tiago Ferreira que perdeu grande oportunidade, e na seqüência Vinicius de cabeça quase fez o gol da Serra Verde. O gol saiu no segundo tempo, Luciano roubou a bola no meio campo lançou para Tiago Ferreira este ao invadir a área cruzou a bola, o zagueiro colocou a mão na bola pênalti que Willian bateu e fez Mato Grosso 1 a zero. Outra vez o juiz anulou o gol impedido de Altivo da Serra Verde, consequentemente o  diretor técnico da  Serra Verde, Carlos Alberto de Oliveira(Carlos do Lon) se desentendeu com o árbitro  e foi expulso após muitas reclamações . Nos minutos finais Alemão invadiu a área adversária  foi derrubado, pênalti que Altivo cobrou e empatou o jogo. Alemão bateu falta mas  o goleiro Grude do Mato  fez grande defesa tirando para encanteio Após cobrança de encanteiro o  Mato Grosso ainda desperdiçou a chance de sair com a vitória , em contrataque Tiago Ferreira lançou Luciano  que ao invadir a área concluiu mal, no ultimo lance do jogo. Placar Final : Mato Grosso 1 X 1 Serra Verde. 
   No orkut a comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, escolheu os destaques da rodada e colocou enquête em votação com os seguintes atletas: Ronaldinho e Batata do Itaci, Bruno e Genilson do Macaquinho, Luciano e Tiago Ferreira do Mato Grosso, Vinicius e Alemão da Serra Verde.
Matéria de Vítor Eugenio.

sábado, 14 de agosto de 2010

Padre Antonio Claret 3 anos em Ilicínea



        Em 14 de agosto de 2007, chegou em Ilicinea o Servo de Deus,  Padre Antônio  Claret  de Carvalho natural da Cidade de Pedralva, sendo o  16º Pároco  da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Ilicinea. Chegou num momento de dor e tristeza, encontrou um rebanho entristecido, mas que precisava continuar a caminhar. Hoje completa 3 anos de serviços prestados a Comunidade Paroquial de Ilicínea,  período de grandes  desafios mas, que  já rendeu  bons  frutos. Algumas renovações sendo a principal delas a maior participação e integração da comunidade nas Pastorais, Movimentos e Serviços já existentes  e nas instituídas por ele  nestes anos.

     Uma renovação que precisa se destacar, foram instituídas as seguintes Pastorais Movimentos e serviços: Pastoral do Dízimo, Pastoral da Pessoa Idosa, Pastoral do Batismo, Pastoral Familiar, Pastoral Litúrgica, Pastoral da Acolhida, Pastoral da Comunicação, Ministério dos Leitores, Ministério da Exéquias, Ministério da Música, Conselho Administrativo Paroquial(CAP), Conselho Paroquial Pastoral(CPP), CACS e Acólitos. Quando chegou em Ilicinea já existiam a Pastoral Catequética, a Pastoral da Criança, a Pastoral da Juventude, o Movimento São Geraldo, Movimento dos Vicentinos, Movimento da Liga Católica, Movimento da Mãe Rainha, Movimento do Apostolado da Oração, Renovação Carismática, Ministério Extraordinário da Sagrada Comunhão, e Irmão do Santíssimo. A Comunidade Santa Edwirges foi instituída por padre Claret, sendo Agora 4 Comunidades Urbanas: Rosário, São Benedito, Rainha da Paz e Santa Edwirges  e 19  Comunidades Rurais, já que a Comunidade Rural de São Francisco no Barreiro passou a pertencer a Comunidade Paroquial Bom Jesus dos Aflitos no Itacy.
     Quando chegou em Ilicínea Padre Antonio Claret, reuniu a Comunidade Paroquial e assim foi indicado  os membros do CAP e CPP. Mas em 6 de Dezembro de 2009, aconteceu a 1ª Assembléia Paroquial elegendo os membros do CPP e CAP. O CPP(Conselho  Paroquial Pastoral), coordena as Pastorais, Movimentos e Serviços indicou  para  Coordenador Agnus Rower  Vilela, e o CAP(Conselho Administrativo Paroquial) indicou para  coordenador Roberto Vilela. Neste período foi instalado Internet na Casa Paroquial, com isso o Pároco idealizou o site da Paróquia de Ilicínea com objetivo de divulgar o trabalho da Paróquia Nossa Senhora Aparecida. Com isso surgiu a Pastoral da Comunicação sendo membros: Douglas Lundy Santos, Vitor Eugênio, Fadel Geraldo Silva ,  Agnus Rower Vilela  e Lucinea  Santos. 

    Nestes 3  anos  foram restauradas várias imagens sacras, e reformadas várias capelas. A reforma da Igreja Rainha da Paz foi concluída  e em 26 julho  de 2010 teve início  à reforma da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. Com objetivo de cativar os fiéis,  padre  Antônio Claret buscou colaboradores, sendo eles os estagiários Mateus na época seminarista hoje Diácono Mateus Arantes, o Diácono Wanderley hoje Pároco em Guapé  e atualmente o seminarista Filomeno. Vieram as Irmãs Ruth, Magda e Natalina e  foi  contratado um funcionário para serviços gerais, Denílson Nunes, além de manter uma secretária na Paróquia atualmente Maria Helena Silva Oliveira. Nas Celebrações Eucarísticas o que mais chama a atenção é na missa das 9 horas na hora do Pai Nosso ele convida as crianças para rezar com ele no Altar, incentivando cada dia mais as crianças a participarem das Celebrações Eucarísticas.
Matéria de Vítor Eugenio.

Fotos Lucinea Santos.
   

sexta-feira, 13 de agosto de 2010

Monsenhor Francisco de Ilicinea 3 anos de saudades

Monsenhor Francisco Figueiredo nasceu na fazenda Gordura município de Santana da Vargem no dia 10 de fevereiro de 1922. Filho de Urbano Batista de Figueiredo e de Maria Teresa de Figueiredo ele teve oito irmãos que se reuniam todas as noites para rezar o terço.A sua Ordenação Sacerdotal aconteceu em 08 de dezembro de 1946, em Conceição do Rio Verde por Dom Inocêncio Engelke. Chegou em Ilicínea no dia 27 de fevereiro de 1947 acompanhado pelo Monsenhor Teófilo que dava assistência a esta comunidade. Daí em diante foram 60 anos de muito amor e dedicação a comunidade de Ilicínea sendo o maior líder da cidade de todos os tempos.



Monsenhor Francisco Figueiredo fundador de várias instituições em Ilicínea, dentre elas o Hospital São Vicente de Paulo, a creche infantil São Vicente de Paulo, a Vila Vicentina São Vicente de Paulo, a Escola Estadual Nossa Senhora Aparecida, Rádio Aparecida do Sul AM, a Rádio Rainha da Paz Fm, construiu a Igreja Rainha da Paz no bairro Novo Horizonte e deixou mais uma série de obras por aqui. Mas a principal obra do Monsenhor Francisco Figueiredo foi o exemplo de um ser humano honesto e batalhador pelas causas sociais.

Em 13 de agosto de 2007, Ilicínea acordou com a triste notícia de que o Monsenhor Francisco Figueiredo foi encontrado morto queimado no banheiro da Casa Paroquial sem ter nenhuma pista do suspeito de provocar o incêndio e assassiná-lo. A princípio a perícia trabalhou com a hipótese de curto circuito. As pistas foram surgindo e logo chegaram ao suspeito. O livro Fênix do escritor René Viana Lemos, Ilicinense que reside em Ribeirão Preto conta como foi a triste morte do Monsenhor Francisco Figueiredo. Em seu velório compareceram mais de 7 mil pessoas entre elas vários Sacerdotes e o senhor Bispo da Campanha Dom Diamantino que presidiu a Missa de Corpo Presente. Hoje faz 3 anos da Passagem de Monsenhor Francisco e a casa da  Cultura  doutora Suely Vilela juntamente com a comunidade de Ilicinea promoverá as 18 horas a terceira passeata pela paz em homenagem ao saudoso Monsenhor saindo da Praça Padre João Lourenço Leite até a Igreja Rainha da Paz  onde acontecerá  uma Celebração Eucarística em memória dele as 19 horas. Nesta Igreja  se encontra os restos mortais do religioso. O dia 13 de agosto, dia da morte de Monsenhor Francisco Figueiredo passou a ser feriado municipal em Ilicinea após o seu falecimento. No túmulo dele, fieis, fazem orações, pedidos, novenas, deixam  objetos como  fotos, gessos, exames, roupas, flores , mensagens e agradeçem as graças alcançadas.
Matéria de Vítor Eugênio.


Fotos de Lucinea Santos.

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rádio Aparecida do Sul 22 anos de sucesso em Ilicínea e região


     Em novembro de 1975, José Bernardes de Andrade(Zé Prexedes) e o sócio Luis Antônio Delfino(Luis do telefone)  colocou no ar das  08: 00 às 18:00 horas a primeira emissora de rádio de Ilicínea, a Rádio Cruzeiro do Sul com  30 wats de potência, mas foi fechada pela Dentel em outubro de 1976, por falta de autorização legal para o funcionamento. Fernando de Ouro e Gilson Andrade eram os locutores. Zé Prexedes não desistiu do projeto e por anos procurou autoridades políticas que fugiram a luta de legalizar uma rádio pra cidade, por se tratar de um projeto caro. Mas em 14 de outubro de 1984 ele apresentou a proposta a Monsenhor Francisco Figueiredo que aceitou o desafio. No dia seguinte começou a luta, os dois foram a Boa Esperança participar da inauguração da Rádio Serra com objetivo de encontrar o engenheiro Antonio Pinto para planejar o projeto da rádio, mas não o encontraram. Em 16 de outubro de 1984  seguiram para Divinópolis Monsenhor Francisco Figueiredo,Zé Prexedes  e Sebastião Candido Alves( Tião Firmino)  a procura do engenheiro que no  mesmo dia elaborou e enviou projeto  da rádio Ilicinense  para Brasília, dando  início ao grande sonho .
 

     A Outorga ou concessão  do projeto se deu 01 de outubro de 1987, daí surgiu a Licitação de Concorrência Pública pela rádio com um depósito inicial de 10 mil cruzeiros. Duas emissoras  entraram  na Licitação, a Rádio Difusora com os representantes Braz Vilela de Lima, Edson Moscardini(Shalon)  e Outros e a concorrente  vencedora  Associação Rádio Aparecida do Sul Ltda com os representantes Monsenhor Francisco Figueiredo e José Bernardes de Andrade.  Após vencer a Licitação a Rádio Aparecida do Sul recebeu doações e empréstimos da população, inclusive foi realizada  uma festa  com objetivo de arrecadar fundos para comprar equipamentos para montar a emissora. No início a rádio passou um período  de  receita insuficiente para cobrir todos os débitos  numa época em que o Brasil passava por uma grave crise financeira, mas como fez muito sucesso e era de  grande utilidade pública as pessoas que emprestaram dinheiro para montar  a emissora perdoaram a dívida. Em 25 de julho de 1988, a Rádio Aparecida do Sul  operou em caráter experimental com 250wats de potência. A inauguração se deu em 12 de Agosto de 1988   operando em caráter definitivo , dia em que a Rádio Aparecida do Sul apresentou os  primeiros profissionais do rádio de Ilicínea: a  equipe de locutores; João Monteiro de Sá(Monteiro), Vitor Eugênio de Melo e Agnaldo Cândido da Silva ; a equipe de produção; Susana Andrade, Gilmar Andrade e Maria do Socorro Andrade(Dinda), a secretária Lucinéa Santos e  relações públicas Sebastião Augusto de Almeida(Fão),  Zé Prexedes  técnico responsável tanto pelo transmissor quanto pelo estúdio, e a primeira diretoria: Monsenhor Francisco Figueiredo, Renilton  Mendes e Warlei Guedes. Além dos programas religiosos do Monsenhor Francisco Figueiredo, os voluntários Gilson Andrade e Zé Prexedes  apresentava o programa Roda de Violeiros com show de artistas locais ao vivo aos  Domingos. 

     Dois anos depois  outra grande conquista a emissora passou a operar com 1000 wats de potência, porém a Associação Rádio Aparecida do Sul Ltda foi extinta surgindo então a Fundação Nossa Senhora Aparecida mantenedora da Radio Aparecida do Sul tendo como fundadores e diretores  Monsenhor Francisco Figueiredo, Gilson Romeu de Andrade, José Cristiani e José Bernardes de Andrade , como consta na Ata de Fundação da Instituição. Em Agosto de 2007 após o falecimento de Monsenhor Francisco presidente da emissora, Gilson Romeu de Andrade assumiu a presidência e se desligou ,  deixando a presidência para  José Bernardes de Andrade.  A atual diretoria da Rádio Aparecida do Sul é composta dos seguintes membros: Jose Bernardes de Andrade, Arnon Moscardini, José Henrique de Oliveira, Jose Cristiani, Antonio Fernandes Resende, Luiz Daniel Vieira, Lourenço Justino Carvalho, Waldir Justino Carvalho e Walley Guedes. Os atuais locutores são:  César Andrade, Vanderlino Miguel , Valdir Silva e Susana Andrade.
    A emissora completou 22 anos de sucesso e tem como finalidades culturais, filantrópicas, educativas e estatutária na cidade de Ilicínea e adjacências.  Zé Prexedes, atual presidente da Rádio Aparecida do Sul  durante  10 anos apresentou   o programa Roda de Violeiros aos Domingos no Salão Paroquial e há 12 anos  apresenta o programa Recanto da Saudade também aos Domingos e  desde a fundação além de locutor ele é técnico responsável tanto pela transmissão quanto pelo estúdio sem remuneração. O locutor Monteiro e o relações pública Fão trabalharam  somente dois  meses na rádio  dando lugar a  Vanderli Faria  que foi locutor e relações públicas de outubro de 1988 a maio de 2006 somando 17 anos e 7 meses de serviços prestados a emissora. A Rádio Aparecida do Sul teve como sede a Praça Padre João Lourenço Leite número 100  funcionando na Torre  anexa a Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida. A Igreja Matriz foi interditada para reformas, com isso no dia 06 de Julho de 2010, a sede da emissora foi transferida para rua Tiradentes (ao lado da Igreja Rainha da Paz) funcionando no mesmo prédio da Rádio Rainha da Paz FM. A Fundação Nossa Senhora Aparecida está em Concorrência Pública no referente canal 207, freqüência 89,3   megahertz   para instalar  mais uma  FM em Ilicínea com 200 wats de potência.
Matéria de Vítor Eugênio.

Fotos de Lucinea Santos e Arquivos da Rádio

domingo, 8 de agosto de 2010

MAI venceu as Águas Verdes com dois lances de bola parada



      Hoje Domingo dia 08 de Agosto de 2010 foram realizados  dois jogos no Estádio Municipal José Fillizale valendo pela segunda rodada do XXVII  Campeonato de Futebol Amador de Ilicinea . As 14 horas o Fluminense empatou com a Furnas no placar de 1 a 1.Os gols aconteceram no segundo tempo. Tiago das Furnas entrou  no segundo tempo e  aos  25 minutos   invadiu a área chutou no contrapé do  goleiro Helvécio mostrando ser oportunista  abrindo o placar fazendo Furnas 1 a zero. Greiber chamou a responsabilidade e aos 32 minutos  após o drible de fora da área  chutou  forte empatando o jogo. Furnas  melhor fisicamente ameaçou mais duas vezes, mas o goleiro Helvécio fez duas defesas importantes evitando a derrota do Fluminense. Placar final:  Fluminense  1 X 1 Furnas.
     As 16 horas o clássico mais esperado,  e as Águas Verdes perdeu de 2 a 1 para o MAI. O jogo foi nervoso dentro e fora de campo. Jogo equilibrado e decidido nas bolas paradas. No segundo tempo Gelinho  entrou  no jogo e em sua primeira participação após dribar o adversário foi derrubado  na linha de fundo  quase na entrada da área e desta falta originou o gol. Na seqüência o lateral esquerdo Flavinho bateu a falta com perfeição, Cássio apareceu nas costas da zaga das Águas Verdes e de cabeça fez MAI  1 a zero. Wender também de cabeça empatou o jogo. Mascote sofreu falta na entrada da área, Pop bateu a falta e fez um golaço fechando o placar da tarde. O jogo ficou tenso e após levar o segundo gol as Águas Verdes ainda perdeu os jogadores Adilson  e Barão que foram expulsos. Placar final: Águas Verdes 1 X  2 MAI.
     No ORKUT a Comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010,  escolheu os destaques da rodada e colocou em votação na enquête os jogadores: Willian e Caseca do Fluminense, Tiago e Juninho das Furnas, Fábio e Rafael das Águas Verdes, Pop e Creitinho do MAI.
Matéria de Vítor Eugênio.



sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Festa do Senhor Bom Jesus dos Aflitos no Itacy


 

       Mais de 400  romeiros partiram de Ilicinea neste dia 06 de Agosto com destino ao distrito de Itacy no município de Carmo do Rio Claro, para participar da tradicional festa religiosa  do Senhor  Bom Jesus dos Aflitos. Alguns romeiros  vão até mesmo a  pé  caminhando 30  quilômetros.  A abertura da festa foi dia 01 de Agosto de 2010, as 10 horas  com a chegada da 2ª Cavalgada do distrito de Itacy. Dia 27 de Julho começou  a Novena nas Comunidades da  Região Pastoral do Distrito e terminou  dia 05 de Agosto  com a peça teatral SBJA  apresentado no Santuário de Itacy. Dia 06 de Agosto dia de maior concentração de fiéis vindos de várias cidades da região,  aconteceram  Celebrações  Eucarísticas  as  05:00 hs ,  6:30 hs,  8:00 hs  , 9:30 hs , 11:00 hs e as 12: hs. As confissões encerraram  as  15hs  quando começou  a  Procissão  do Senhor Bom Jesus dos Aflitos e   as 15 horas e 30 minutos um show  musical de Roni e Cristiano. Oito Sacerdotes, o Diácono Mateus Arantes e o Bispo Dom  Diamantino,  que celebrou a Missa das 9:30 hs participaram das Celebrações Eucarísticas durante o dia em  sistema de rodízio.   
      Na semana da Festa de Senhor  Bom Jesus dos Aflitos, destaca-se  um grande número de   ambulantes com barracas e o comercio de    objetos religiosos, alimentação, vestuários e acessórios. Os  romeiros aproveitam para  fazer compras   com preço bem abaixo do mercado.  A maior Concentração de romeiros no Itacy  acontece em 6 de Agosto,  dia da Transfiguração do Senhor, coincidindo  com um   dia muito triste na história da humanidade. Em 06 de Agosto de 1945 os americanos jogaram covardemente a primeira bomba atômica da história na cidade Hiroshima no Japão  provocando cerca de 140 mil mortos,  um dos últimos ataques da  Segunda Guerra Mundial. Neste dia peço ao Senhor Bom Jesus dos Aflitos que  abrande os corações dos  homens para que nunca mais provoque tamanha destruição como essa:  - Que o Senhor Bom Jesus dos Aflitos ajude os países a se desarmarem e a destruírem suas armas de destruição em massa.  - Que o Senhor Bom Jesus dos Aflitos que se revelou no alto do monte com toda sua força, ao transfigurar-se na Teofania da nuvem, ilumine as famílias a se encontrarem fiéis a palavra de Deus sendo promotores de justiça e paz.

   
     O distrito do Itacy atualmente tem dois padres, padre Leonir Carlos Peruzzio e padre Camilo Maforte. Padre Camilo  informou que o Santuário Bom Jesus dos Aflitos foi inaugurado em 1953, mas a festa já acontecia antes da construção do Santuário, quando ainda era capela. São 500 barracas de vendedores ambulantes e  20 mil romeiros que visitam o Santuário   durante o período de festa. . A população do  Distrito do Itacy   é aproximadamente 200 habitantes. Este ano foi criado a Região Pastoral(pré-paróquia) do Bom Jesus dos Aflitos  que abrange 2000 fiéis em seis  comunidades, são elas: Nossa Senhora das Graças(Estiva), Santa Cruz(Campo Redondo), Santa Luzia,  São Francisco(Barreiro), Nossa Senhora Aparecida(Águas Verdes), e Bom Jesus dos Aflitos no Itacy.  Com isso a Região Pastoral do distrito será em breve a 2ª Paróquia Rural da Diocese de Campanha com o nome de Paróquia de Bom Jesus dos Aflitos. A primeira Paróquia Rural desta  Diocese  é a Paróquia de Córrego do Ouro,  Distrito no município de Campos Gerais.
     O Distrito do Itacy   na parte de infra-estrutura já tem o tratamento de água da Copasa, luz da Cemig, e conta com uma pousada para 15 hospedes, a Pousada do Makarrão, mas não tem escola, somente uma Creche Municipal. Os alunos estudam na escola Municipal  Santa Luzia sendo  transportado de ônibus  escolar pelo município do Carmo do Rio Claro. Na parte de lazer apenas um campo de futebol, onde treina o time local que este ano voltou a disputar o campeonato Municipal  de Futebol em Ilicínea. Algumas ruas já são calcadas. Na parte comercial apenas alguns bares e duas mercearias. O distrito é banhado pelo lago de Furnas, onde os poucos moradores são privilegiados com uma  bela paisagem.
Matéria de Vítor Eugênio




domingo, 1 de agosto de 2010

Cachoeirinha fez 5 a zero no Bela Vista com grande atuação de Andinho



  

   Dia 01/08/2010, um  grande clássico entre Cachoerinha e Bela Vista abriu a primeira rodada do XXVII Campeonato de Futebol Amador de Ilicinea 2010, valendo três pontos. A Cachoeirinha sendo a maioria  jogadores  campeões em 2009 pelo Ceni mostrou sua força e um bom entrosamento  e venceu o Bela Vista por 5 a zero. Andinho  abriu o placar com um belo gol ainda no primeiro tempo. O goleiro Vagner da equipe  Bela Vista fez duas grandes defesas e goleiro Rudinho da Cachoeirinha evitou o empate no fim da primeira etapa. No segundo tempo a equipe do Bela Vista entrou em campo um pouco desmotivada,  a Cachoeirinha melhor fisicamente aproveitou bem as oportunidades e venceu com um placar elástico. Marcaram os gols da Cachoeirinha: Andinho  e Cavaco 2 gols cada e Duane 1 gol.
   
     O segundo jogo da tarde Mendonça e Barreiro ficou empate em 2 a 2 com mais equilíbrio, e muita disputa pela bola. Pimba abriu o placar fazendo Barreiro 1 a zero, Eduardo empatou para o Mendonça, Mirtinho fez um belo gol colocando novamente o Barreiro na frente agora 2 a 1 e Rovilson fez para o Mendonça igualando o placar dando os números finais aos jogo. Silvio do Mendonça em tarde inspirada  fez grandes defesas, e o zagueiro Sirlei do Barreiro outro grande destaque do jogo bloqueou vários contratações  da equipe do Mendonça. A equipe do Barreiro apresentou um futebol mais técnico tocando bem a bola , enquanto o Mendonça jogou com muita raça, em velocidade explorando os contratações.  No orkut a  comunidade ILICINEA FUTEBOL 2010, apontou os destaques da rodada que foram para votação na Internet: Andinho e Marcelino da Cachoeirinha, Serginho e Endinho Ceará do Bela Vista, Silvio e Leandro do Mendonça, Neném e Sirlei do Barreiro.
Matéria de Vítor Eugênio.