sexta-feira, 26 de março de 2010

Semana Santa em Ilicínea


  
     De Domingo de Ramos dia 28/03/2010 a Domingo de Páscoa dia 04/04/2010 os católicos no mundo comemoram a Semana Santa revivendo a paixão, morte e ressurreição de Jesus. Em Ilicínea realiza a Semana Santa na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida e em várias comunidades rurais.Em 2010 coordenada por padre Claret CPP E CAP, terão ainda a presença do Padre Camilo Moreira Maforte, do Padre Antonio Geraldo Alves, do Frei Luciano Luiz da Costa, de missionários e missionárias.
     Domingo de Ramos, Benção e Procissão de Ramos, saindo da capela São Benedito às 9 horas até a Matriz.Celebração Eucarística 7 hs, 10 hs e 19 hs na Matriz. Nas comunidades haverá Celebração Eucarística 9 hs: No São José, Santa Terezinha e São Pio X, 11 hs no São Sebastião, Santa Rita de Cássia e Sta Maria Goretti e 15 hs em Santo André. Segunda-feira Santa as 8 hs visita à E.E. Nsa Srª Aparecida, 19 hs Celebração Eucarística na Matriz, logo após Procissão do Depósito. Nas comunidades Santa Terezinha e São José também haverá Celebração Eucarística as 19 hs. Terça-feira Santa às 8 horas visita a E.E D. Mª Nicésia.As 19 hs Celebração Eucarística na Capela Nossa Srª do Rosário e Celebração da Palavra na Igreja Rainha da Paz, após, Procissão do Encontro com a imagem de Nossa Srª das Dores precedida pelas mulheres, saindo da capela do Rosário, e a imagem do Nosso Senhor do Passos precedida pelos homens, saindo da Igreja Rainha da Paz com o Encontro e Sermão em frente a Matriz.As 19 hs Celebração Eucarística nas comunidades Sta Maria Goretti e Sta Rita de Cássia. Quarta-feira Santa às 8hs visita as Escolas Municipais, às 14hs visitas as Creches e Apae.Celebração Eucarística às 15 hs na Matriz para as pessoas doentes e idosas.Logo após a Celebração das 19 hs haverá Sermão e Procissão das Dores na Matriz. Nas comunidades São Sebastião e São Pio X haverá Celebração Eucarística. Quinta-feira Santa as 9 hs Missa da Unidade e do Crisma em Campanha. Celebração Eucarística e Lava Pés. Sexta-feira Santa, dia de Jejum e abstinência de carne.Às 6 horas Via Sacra. Ação Litúrgica às 17 horas e Procissão do Enterro na seqüência. Sábado Santo, Vigília Pascal as 18 hs nas comunidades Santo André e Sta Maria Goretti e as 20 hs na Matriz.Domingo de Páscoa, as 5 hs Procissão da Ressurreição. Celebração Eucarística às 6hs na Matriz, 9 hs nas comunidades Sta Terezinha, São Sebastião, São José e Matriz, 10:30hs na Matriz, 11 hs no São Pio X, Sta Rita de Cássia, Sta Maria Goretti, 16 hs em Santo André e encerrando as 19 hs na Igreja Matriz.
Fonte: Folder distribuído na Igreja Matriz Nossa Srª Aparecida.
Matéria de Vítor Eugênio.

 

sexta-feira, 19 de março de 2010

A tradição de cantar a reza para as almas em Ilicínea

--> -->
     Durante a Quaresma, de quarta-feira de cinzas até quinta-feira Santa, os católicos realizam a preparação para a Páscoa. Período reservado para reflexão e conversão espiritual, onde simbolicamente o cristão está renascendo para Cristo.O percurso da Quaresma é acompanhado pela realização da Campanha da Fraternidade – a maior campanha da solidariedade do mundo cristão. A Cada ano é contemplado um tema urgente e necessário.
     Em Ilicínea também desperta atenção o canto da reza para as almas, uma tradição antiga, que estará próxima do fim, se nós não buscarmos um meio para valorizá-la. A reza para as almas em nossa cidade tem com grande líder José Augusto Parreira, conhecido por José da Maria Augusta.Rezar para Almas é um desafio que poucos conseguem, pois o grupo deverá ter pelo menos sete pessoas, já que são sete vozes diferentes.Como funciona hoje em Ilicínea na prática: José Augusto Parreira é o alertador (primeira voz), a esposa dele dona Marieta é ajudante do alertador (segunda voz), Pedro do João Pedro o contrato (terceira voz), João da Emilia a primeira tala (quarta voz), Jose Baia a segunda tala (quinta voz), Eurides Dias a terceira tala (sexta voz), Osvaldo Fidelis a quarta tala (sétima voz), e mais dois auxiliares Joaquim Pereira e José Silvestre (Zé da Cerca).Outro que acompanhou o grupo vários anos foi o Pedrinho Peão, este ano impossibilitado não pôde acompanhar os mesmos. Um detalhe interessante, as vezes bons cantores não conseguem acompanhá-los.O canto da Reza para as Almas é puxado pelo alertador e na seqüência uma escala de vozes.Cada membro deverá pegar a seqüência o que poucos conseguem.
     O único instrumento que utilizam é a matraca.O canto da Reza para Almas tem três etapas. A primeira etapa, o alertador bate a matraca três vezes e dá o alerta, aguarda um pouco para que o dono da casa reze o Pai Nosso em intenção dos familiares falecidos. A segunda etapa invoca o cântico do Pai Nosso e Ave Maria três vezes cantados que oferecem para as almas, parando a cada invocação para que o morador reze no intervalo.A cada parada bate a matraca três vezes.A terceira e última etapa é o oferecimento, que quer dizer a despedida.Durante o momento da Reza para as Almas o morador não pode abrir a porta e nem a janela, e segundo a crença os cantadores não podem olhar para traz para não ver as Almas que estão sempre acompanhando o grupo. Outro mito somente canta em quantidade de casas impares.O Canto da Reza para as Almas é muito bonito, emocionante, triste e amedronta muitas pessoas.
     Jose da Maria Augusta, reza para as almas há trinta anos em Ilicínea, tradição que herdou dos avós, mas desde os 15 anos ele acompanhava o pai Joaquim Alves Parreira no São José da Boa Vista.A reza para as almas também é admirada por alguns padres. Seu Zé conta que Monsenhor Francisco certa vez disse a ele que se rezasse para as almas na casa dele, chamaria a polícia.Um dia da semana Santa foram até a casa do Monsenhor, esperando a reação dele. No outro dia foi chamado a Casa Paroquial e ficou assustado, mas se surpreendeu por que um padre da Aparecida do Norte os convidou para cantar novamente e gravou a reza. Também eles já rezaram na Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida a pedido do Padre Claret.
     O ponto de partida do grupo é na esquina da rua Boa Esperança com a Tiradentes justamente ali no Zé Lau.Seu Zé me contou uma história que uma noite uma mulher de São Paulo que não conhecia a tradição, também chamou a policia para eles.Comigo aconteceu diferente, todos os anos eles rezam em minha casa, mas em 2004 época em que alguns presidiários de Boa Esperança fugiram da cadeia, os cantadores das Almas combinaram de rezar em minha casa, e me esqueci. Quando deram o alerta, sai lá fora assustado pensando no pior e fiquei muito sem graça. Sempre que encontro com o Pedrinho Peão ele me lembra do fato que marcou muito para mim.
Matéria de Vítor Eugênio.


sábado, 13 de março de 2010

Festa do Peão Boiadeiro amador de Ilicínea


     Num período de poucas atrações em Ilicínea, a festa do Peão Boiadeiro amador vem quebrar a rotina em nossa cidade em plena Quaresma. São três dias de muita animação no centro de eventos Municipal Rodolfo Bernardes Ferreira com shows e rodeios de 12/03/10 a 14/03/10.Esta festa normalmente revela novos talentos do rodeio com muitos peões amadores tentando um espaço na emocionante e perigosa profissão de Peão Boiadeiro.
Os shows começam dia 12/03/10 sexta-feira com a dupla Flávio e Fúlvio, dia 13/03/10 Sábado, Leo e Leandro e no Domingo dia 14/03/10 o show mais esperado com o Trio Conexão de Ilicinea. Domingo será um dia especial, com rodeio mirim em mini touro e mini burro.Logo após o show, será a grande final do rodeio, comandada pelo locutor Teo Oliveira.O evento conta com uma estrutura compensadora, com parque de diversões, praça da alimentação e uma equipe de segurança no local.
     O evento é realizado pelo Centro Educacional Luriane Rosalves Ribeiro, Estruturas & Eventos, com apoio da Prefeitura Municipal de Ilicínea, Câmara Municipal de Ilicínea e Policias Civil e Militar. O Centro Educacional Luriane Rosalves Ribeiro é mantido pela Prefeitura Municipal, e cuida de crianças quem não tem idade de freqüentar escola, facilitando a vida das mães que precisam trabalhar. A diretora da entidade Maria de Lourdes Franca conta com profissionais dedicados para zelar das crianças.
     A Festa do Peão Boiadeiro Amador  de Ilicínea, além de servir de entretenimento para a nossa população, será um laboratório para os futuros peões boiadeiros que um dia poderão representar nossa cidade pelo Brasil a fora. O maior sonho de todo peão é participar da maior e mais tradicional do Brasil, a festa do Peão Boiadeiro de Barretos, que dá prêmios milionários aos vencedores tornando-os conhecidos até no exterior.
Matéria de Vítor Eugênio.

sábado, 6 de março de 2010

Ilicínea precisa de um canil?



     Sim, Ilicínea precisa de um canil, mas enquanto isso podemos fazer nossa parte adotando um cachorro de rua. Nós temos três cachorros de rua adotados, são eles: A Titica, o Titan e a Ferrugem.No jardim de nossa casa tem uma vasilha com água para os cachorros de rua que passam com sede. É comum em nossa Cidade encontrar com vários cães pelas ruas, às vezes andam em bando. A maioria deles estão doentes, com fome e necessitando de cuidados especiais.Somente um canil poderia aliviar o sofrimento dos animais, já que seriam cuidados por especialistas que podem incentivar as pessoas a adotá-los. O que mais me impressiona é que todo dia aumenta o número de cães abandonados pelas ruas.
     Tenho uma paixão por cachorros e durante o período que entreguei cartas aprendi a lidar com eles através de curso oferecido pelos Correios.Um cão demarca seu território fazendo xixi em volta de sua moradia, pois ao invadir uma propriedade você poderá ser atacado a qualquer momento.Tome alguns cuidados ao ser ameaçado de um ataque canino: Não bata o pé, não grite, não corra e principalmente não olhe no olho do animal, pois encará-lo de frente significa que você está desafiando ele.O melhor para se proteger é manter se imóvel no local virando de lado sem dar as costas ao animal até o socorro.Se o animal ficar parado saia lentamente, assim você poderá se salvar. Se for atacado lave o ferimento com água e sabão e procure imediatamente um médico, pois se o cão estiver com raiva haverá necessidade de outros cuidados e novas orientações.
    A raiva é uma doença infecciosa que pode ate matar. Agosto é considerado o mês do cachorro louco, mas a raiva poderá aparecer em qualquer época do ano, principalmente em cães de rua. Ano passado foram registrados 400 mil casos de ataques de cães no Brasil. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, na cidade de Ilicinea em 2009 foram vacinados 2187 cães, sendo responsáveis pela vacinação o fiscal sanitário Geraldo Alves de Souza (Dininho) e o agente epidemiológico Wellison Fragionato. O dono é responsável pelo animal e deverá prepará-lo para ser dócil, mas também nós podemos tomar os cuidados necessários evitando as mordidas já que o animal ataca pelo instinto.
     Em Ilicínea na Missa das 9 horas um cachorro depois de dar várias voltas próximo ao Altar, foi até o jardim e voltou com um papel de salame mastigando. Com muita sabedoria padre Antônio Claret perguntou: Por quê os cachorros da roça quando vem para a cidade não voltam mais? Sabiamente o Pároco respondeu, porque na roça as pessoas não jogam lixo e na cidade sim.Uma grande lição, ele mostrou para as pessoas que não devemos jogar lixo nas ruas e principalmente o cachorro estava fazendo aquilo por que foi abandonado pelo dono.
Matéria de Vítor Eugênio.
Fotos de Vinícius Eugênio.